A área de Formação da Associação Empresarial de Penafiel deu as boas-vindas aos novos 120 formandos que vão frequentar seis cursos de Sistema de Aprendizagem na instituição a partir desta segunda-feira, dia 2 de outubro.
A sessão de receção decorreu no Auditório da AEP e começou com um momento musical, protagonizado pelo marcoense Pedro Daniel, seguindo-se a apresentação dos responsáveis pela formação da instituição e do IEFP e dos coordenadores dos cursos.

Neste ano letivo, os 120 formandos vão estar divididos pelos seis cursos de Sistema de Aprendizagem, uma meta que supera números anteriores da história da formação da AEP. "Ano após ano temos iniciado mais cursos. O ano passado atingimos o nosso recorde de arranque de cinco cursos, este ano seis, o que significa que a comunidade tem respondido bem à nossa divulgação de cursos e ao modo como olha para a AEP, como uma instituição de referência no percurso profissional e educativo", começou por referir João Pedro Begonha, secretário-geral da AEP.
No arranque de mais um ano, a AEP apresenta uma novidade na oferta de formação - o curso de Técnico de Desporto, que leva a AEP, juntamente com a Câmara Municipal de Penafiel a celebrar um protocolo de cedência de instalações. "Não temos todas as condições do ponto de vista prático para podermos ministra o curso, por isso o município vai ceder-nos instalações, para que possamos desenvolver esse curso. Para já, vamos começar apenas com uma turma, mas se tiver sucesso, esperemos que o IEFP nos permita, nos próximos anos aumentar essa valência", frisou.

Em representação do IEFP, Mário Coelho enalteceu o papel da AEP que tem sido um parceiro "empenhado" e que presta "um serviço muito muito bom à comunidade. Temos colaborado na persecução dos objetivos de aprendizagem. A parceria com uma associação empresarial reveste-se de uma mais valia, uma vez que a proximidade às empresas é fundamental para o sucesso desta formação, em que os miúdos entram com o 9.º ano e saem com o 12.º numa via profissionalizante muito importante. Desde o primeiro período, o estágio é uma realidade e serve, fundamentalmente, para os aproximar do mercado de trabalho e da profissão que terão no futuro", disse em declarações aos jornalistas.

Por sua vez, Helena Rocha, do departamento de formação da AEP desejou, a todos os alunos, "muito sucesso e que consigam atingir os objetivos", destacando o papel das empresas que procuram os estagiários da AEP. "Estão recetivas e dão-nos respostas, mesmo depois da saída do curso", finalizou.