A Associação Empresarial de Penafiel celebra 130 anos da sua atividade ao serviço do tecido empresarial do concelho de Penafiel e da região do Tâmega e Sousa.

Este ano será, por isso, dourado, estampado numa nova imagem celebrativa ao longo de 2022 para que “os 130 anos mostrem o renascer de um tempo turbulento que se deseja que fique para trás”, refere a associação em comunicado. “O ano de 2022 será por isso um ano dourado, onde os 130 anos ao serviço dos empresários da região serão celebrados através da retoma de todos os eventos à sua forma original, ou seja, naturalmente se o panorama epidemiológico continuar a melhorar. Serão, ainda, realizadas novas atividades que vão aproximar ainda mais a instituição dos seus associados com palestras e informação direcionada a cada setor empresarial e serviços disponibilizados pela AEP”, informa a AEP.

A primeira novidade trata-se de um roteiro pelas freguesias do concelho de Penafiel, que consistirá na análise e diagnóstico do tecido empresarial de cada uma delas de forma “a poder ajudar e apoiar em estreita ligação com as juntas de freguesia os empresários locais”.

Além disso, os projetos em curso como “Granito e Rochas Similares no Tâmega e Sousa: Sustentabilidade, Competitividade e Transformação Digital” e “Inovação Social – Combate à info exclusão dos idosos do concelho de Penafiel”, que estiveram a ser conduzidos de forma mais lenta devido à pandemia, vão agora desenvolver-se “com o ritmo esperado, podendo até ambos serem concluídos ao longo do ano dourado”.

Em relação à retoma de eventos, o primeiro será a 11.ª edição do “Flores e Sabores”, que decorrerá no centro da cidade de Penafiel, e também a segunda edição do “Street Food”, seguido do “Penafiel Passeio D’Moda”, com a sua sétima edição no dia 11 de junho e a sua versão de outono/inverno, em plena capacidade de público no já habitual auditório do Museu Municipal de Penafiel, no dia 22 de outubro. O verão trará uma festa dedicada à comunidade AEP, reunindo associados, parceiros, formadores, formandos e colaboradores por forma a celebrar os 130 anos da instituição. Em setembro, a 12.ª edição da Feira da Saúde irá voltar à data original e, no mês seguinte, será altura do certame gastronómico “Petiscando”, em variados espaços de restauração e similares em todo o concelho de Penafiel.

A gala anual do associado regressará “em pleno, sem restrições, e com várias homenagens aos associados que assinalam mais de 10 e 25 anos de ligação à instituição, bem como entidades e personalidades que em muito contribuem para o sucesso dos 130 anos da AEP”. O ano de eventos irá depois terminar com o habitual calendário dedicado ao Natal.

O objetivo da dinâmica dos 130 anos da Associação Empresarial de Penafiel passa por “projetar e envolver ainda mais os associados desta casa”. “Só faz sentido continuar este trabalho de extrema importância que é o associativismo se tivermos os empresários connosco. Depois de dois anos difíceis, queremos que o sucesso de todos regresse, com muito trabalho, novas oportunidades e, no que depender da AEP, estamos cá para que o ano de 2022 seja dourado”, afirmou o presidente da direção da AEP, Nuno Brochado.

Foto: Associação Empresarial de Penafiel