Esta quarta-feira, dia 29 de março, o Auditório Professora Emília Monteiro vai ser palco da conferência “Segunda Invasão Francesa, o Norte de Portugal a ferro e fogo”. O evento, organizado pela Associação dos Amigos do Concelho do Marco de Canaveses, tem início pelas 21h00.
Como nos explica António Ferreira, responsável pela associação, esta atividade tem como propósito “repristinar individualidades do concelho“. Nos dias 31 de março e 1 de abril comemora-se “o aniversário do combate travado em Canaveses, no qual os marcoenses que se uniram para rechaçar o percurso das tropas. Não conseguiram atravessar o rio, uma vez que os marcoenses terão derrubado parte da ponte. As tropas recuaram e acabaram por atravessar o rio em Amarante”.
Nesse sentido, a conferência serve para “evocar esse acontecimento que faz parte da nossa memória coletiva e se calhar tão esquecido nestas novas gerações”, acrescenta.
O convidado será Sérgio Veludo Coelho, professor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e investigador com obra dedicada a esta temática, que fará uma comunicação de aproximadamente 45 minutos, seguindo-se um período dedicado ao debate e as questões do público.
O responsável pela Associação dos Amigos do Concelho do Marco de Canaveses deixa o convite para o evento que é gratuito e aberto ao público em geral. “Quanto mais gente tiver a sala melhor, significa que conseguimos os nossos objetivos, que não são encher a sala, mas sim passar a mensagem daquilo que aconteceu”, conclui.