Foi assinado recentemente um protocolo de prática regular e outro de experimentação entre os agrupamentos de escolas de Lousada, Federação Portuguesa de Ténis, o Fomento de Ténis do Norte de Portugal  e o Lousada Ténis Atlântico, no âmbito do programa “A minha Escola tem Ténis”. 

O Programa Escolas Play and Stay baseia-se num sistema de certificação e promoção de parcerias entre escolas ténis e escolas básicas, seguindo critérios base fundamentais para o desenvolvimento do Ténis Nacional. Lousada Ténis Atlântico é a entidade responsável pela formação no concelho, informa um comunicado da autarquia.

O protocolo enquadra-se na estratégia global do fomento do ténis, “que tem como finalidade o estreitamento de relações entre instituições técnicas da modalidade e escolas, mas também criar núcleos de captação de praticantes associados a uma rede de clubes para formar e motivar jovens e professores para estabelecerem uma ligação à modalidade”.

Foto: Município de Lousada

Os objetivos passam por introduzir o ténis no ensino pré-escolar, no primeiro e segundo ciclo. Para tal, “é necessário dotar os docentes de Educação Física e Atividade Física e Desportiva com conhecimentos específicos para o ensino do ténis nestes ciclos de ensino, bem como incentivar os clubes de ténis a trabalhar diretamente com os municípios e o Desporto Escolar”

Os estabelecimentos que integram o projeto na área da prática regular são: Centro Escolar de Boim e Escola Básica de Silvares – Boavista, do Agrupamento de Escolas Lousada Centro, Centro Escolar de Nespereira, do Agrupamento de Escolas Lousada Oeste, o Centro Escolar de Macieira, do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, e o Centro Escolar do Torno, Agrupamento de Escolas Lousada Este. No que se refere à prática da experimentação, estão abrangidas todas as escolas que integram o Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca.