A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desmantelou uma unidade ilegal de produção e distribuição de máquinas de jogo no concelho de Vila Nova de Gaia, numa operação conduzida pela Unidade Regional do Norte – Unidade Operacional do Porto. A ação insere-se no combate e prevenção de crimes relacionados com o jogo ilícito, incluindo a prática e a coação à prática de jogo.
Durante a inspeção a um grossista/armazenista, as autoridades identificaram um esquema de produção, montagem e carregamento de máquinas de jogo de forma clandestina, destinadas a distribuição por diversos pontos do país.
A operação resultou na instauração de dois processos-crime. O primeiro, relacionado com a produção de material de jogo, levou à apreensão de 244 máquinas de fortuna ou azar avaliadas em mais de 488 mil euros. O segundo processo envolveu contrafação e uso ilegal de marcas, culminando na apreensão de 770 artigos contrafeitos, incluindo isqueiros e canecas com logótipos desportivos.
Um suspeito foi identificado, sujeito a termo de identidade e residência e notificado para comparecer em tribunal.
A ASAE reforça o compromisso de combater a economia paralela e crimes conexos ao jogo ilícito, garantindo a proteção da legalidade em todo o território nacional.