logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

As cidades europeias mais procuradas para passar férias

Redação

Chega a altura de decidir o próximo local para passar as suas férias, seja sozinho, acompanhado por amigos ou com a cara metade, e a pergunta é sempre a mesma: para onde devo ir? É difícil escolher uma cidade ou um país para visitar, conjugando orçamentos e horários disponíveis. No entanto, não se acanhe. Todos os anos são nomeados os melhores e mais cobiçados destinos, e é isso que trazemos exatamente hoje. Trazemos uma lista que percorre a europa, de acordo com a popular revista Condé Nast Traveler - e, nem vai adivinhar, mas um desses destinos fica em Portugal e bem no norte. Vamos descobrir qual? Fique desse lado. 

Portugal entre os locais mais cobiçados deste verão

Foi a 3 de abril deste ano que a renomada revista de viagens de luxo Condé Nast Traveler, que faz parte do grupo norte-americano Condé Nast e que detém a Vogue, publicou uma lista de alguns dos melhores destinos europeus para as férias de verão 2024. No entanto, a lista tem um twist: A lista inclui as cidades mais tranquilas para visitar durante as férias de verão, evitando a agitação das cidades mais populares. Se procura uma lista atualizada com as cidades europeias (e não só) mais sobrelotadas de turistas leia tudo neste estudo. A lista de que hoje vamos falar envolve destinos também eles muito apetecíveis mas que ainda não são muito populares entre os viajantes - e, admire-se, é verdade que Portugal está incluído. A lista começa com Braga, uma cidade no norte famosa pela sua herança religiosa, que, apesar de estar perto do Porto, é considerada um "destino merecedor por si só" pela revista. Além dos monumentos imperdíveis da cidade, suas ruas estreitas e a arquitetura romana a tornam uma atração.

Braga, Portugal - um lugarzinho a norte

Uma cidade que não espera ter neste estudo, acreditamos. No entanto, merece tanto quanto as outras pois a sua riqueza histórica fala por muito por si. Esta cidade possui a Sé mais antiga de Portugal, o Santuário do Bom Jesus do Monte (que é um dos Sacro-Montes mais antigos de toda a Europa), o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro e o Arco da Porta Nova. Muitos portugueses e estrangeiros conhecem esta bela cidade como a Cidade dos Arcebispos, Roma Portuguesa, Capital do Barroco ou Penico do Céu - sabia disto? Além disso, os Jardins de Santa Bárbara são muito famosos pelas suas cores vibrantes que estão espalhadas por todo o recinto. Mas calma, que existem outras atrações importantes como a Torre da Mensagem, a Praça da República, a Arcada e o Largo de Santa Cruz, além da Praça Conde de Agrolongo, que tem vários edifícios monumentais.

Além disso, é imperativo falar da culinária tradicional desta cidade que traz muito para cima da mesa também. De acordo com a Taste Braga, o bacalhau à Narcisa é o prato de peixe preferido dos bracarenses. O arroz de pica no chão, o cabrito assado à moda de Braga e as papas de sarrabulho também são muito apreciados, mas são mais comuns no inverno. Quando se trata de doces, o pudim abade de priscos é uma refeição obrigatória. 

Bordéus, França - um encanto para quem procura descanso com cultura

Ainda que esta cidade não seja muito conhecida, a Condé Nast concluiu que deveria ser incluída nesta lista devido à quantidade de turistas que visitam Paris durante o verão (especialmente neste ano). Há mais de 350 monumentos e edifícios históricos para ver, bem como vinhos de classe mundial. Ao explorar a pé a maior parte da cidade, os viajantes podem se livrar da névoa obscura que por vezes teima em aparecer, com algumas degustações de vinho. Poderá ainda parar admirar lugares esplêndidos como o Grand Théâtre, o Tour Pey-Berland gótico ou a Basílica de Saint Severinus. Se preferir um descanso diferente, vá para o interior da Gironde para ver alguns dos principais castelos e quintas vinícolas do país.

Roterdão, Países Baixos - o novo centro moderno

A prima mais nova de Amsterdão está finalmente a receber a atenção que merece. Roterdão, uma antiga cidade portuária industrial, lentamente se foi transformando num centro de cultura e design. Hoje em dia, este local é conhecido por atrair maioritariamente jovens pela sua cultura única ou por viajantes que procuram um estilo de férias de pesquisa e conhecimento. A sua perspectiva consciente em relação ao clima também está a atrair cada vez mais os viajantes que procuram uma nova pausa de verão na cidade. Roterdão comprometeu-se a reduzir pela metade as suas emissões de CO2 e de gases de efeito estufa até 2029 e, nos últimos anos, tem revelado constantemente novos espaços verdes, design ecológico e ruas para pedestres.

Bergen, Noruega - beleza na paisagem

Escondida atrás de Oslo, este é um paraíso para os amantes da natureza. A cidade é conhecida pelas suas casas de madeira vibrantes, empilhadas lindamente ao longo da orla, num arco-íris de vermelho enferrujado, azul real, amarelo ensolarado e verde terra. Mas ainda é possível avistar maior beleza de tirar o fôlego, ao sair fora da zona habitual destas típica casas - mesmo no verão, pode ver montanhas cobertas de neve que lançam longas sombras de fiordes brilhantes e trilhas para caminhadas, que são o playground perfeito para uma viagem de aventura no verão ou até nos meses amenos. 

Mostar, Bósnia e Herzegovina - o destino que deve adicionar à sua lista

A costa da Dalmácia é tão bonita quanto sobrecarregada, portanto, se procura algo diferente e mais rumo ao interior, para a Bósnia e Herzegovina (e volte para a costa da Croácia na baixa temporada, quando as temperaturas são mais baixas e as multidões são menores). Mostar é uma cidade atraente, com as suas ruas que parecem saídas diretamente de contos de fadas, encostas escarpadas e antigas pontes de pedra, além de vinhedos, cascatas e caminhadas nas montanhas das proximidades.