as cancoes da maria destaque 2
Publicidade

Aos sete anos, Maria de Vasconcelos decidiu que queria ser médica, mas a verdade é que, ao longos dos anos “já fez muita coisa”. Dando vida e corpo a uma outra paixão – a música – em março de 2012, juntamente com o marido e as duas filhas, materializou “As Canções da Maria”, um projeto que tem como objetivo “facilitar a aprendizagem” dos mais pequenos.

as cancoes da maria 3

Tudo começou quando as filhas entraram na escola e Maria de Vasconcelos iniciou a escrita e composição de canções sobre as matérias que aprendiam na escola e “pudessem brincar ao mesmo tempo. Este projeto lúdico pedagógico começou quando a minha filha mais velha, a Mathilde, tinha na altura quatro anos. Chegou da creche a dizer que tinha estado a falar sobre os planetas e eu fiz-lhe uma canção sobre os planetas. Quando foi para o primeiro ano fiz outra canção, sobre os ditongos, e fez um sucesso tão grande na escola, que comecei a pensar que se calhar devia exportar o conceito para fora das portas da nossa casa. É uma forma divertida de aprender, o objetivo é esse”, recorda a médica psiquiatra.

As filhas “gostaram e adoravam” a ideia da mãe e, hoje, com 17 e 19 anos, “continuam a gostar. Foram crescendo e, hoje, são adultas a entreter e tentar ensinar os mais pequenos. Os miúdos adoram-nas. Já nos aconteceu ir a lugares onde estão pessoas que estiveram conosco no início do projeto“.

as cancoes da maria 9

Os temas tornaram-se “enormes sucessos” que, desde 2012, “têm feito as delícias de meninos e meninas, mães e pais, avós e avôs, educadores e professores. Usam “As Canções da Maria” nas aulas e há quem venha aos concertos, é espetacular. Nas apresentações vemos as crianças a cantar, mas os pais também. Aliás, temos várias pessoas que nos escrevem a dizer que de facto isto funciona, porque tudo é mais fácil a cantar, é a melhor coisa que nos podem dizer. Até as crianças nos mandam fotografias dos testes a mostrar as boas notas. É maravilhoso”, frisa Maria de Vasconcelos.

as cancoes da maria

À mãe e às filhas juntou-se o marido de Maria, Xavier, e que inspirou o Mathias, “um amigo malandreco das meninas, engraçado e cheio de ideias”.

Do projeto resultaram já três livros com CD e DVD: “As canções da Maria”, “As canções da Maria II”, (discos de platina com matéria de 1.ºciclo) e “As Canções da Maria: o disco sobre a História de Portugal”.

Assim como as “muitas atuações” em vários pontos do país. “Vamos onde nos convidarem e conforme a nossa disponibilidade. Sou médica psiquiatra, as minhas filhas estão na faculdade e o marido tem a profissão dele. Mas a família está toda envolvida e é um privilégio. Vamos todos e divertimo-nos juntos. Foi algo espetacular que aconteceu na nossa vida. Sou médica e artista. No caso da minha família é a mesma coisa. Somos uma família de artistas e é maravilhoso podemos fazer várias coisas”, garante a lisboeta.

as cancoes da maria 1

“O sistema educativo mata a criatividade”

Quando criou “As Canções da Maria”, a médica tinha como como objetivo principal levar as matérias até às crianças “de uma forma diferente e divertida”, porque acredita que, “tal como dizia Ken Robinson – um homem que dedicou a vida à aprendizagem – o sistema educativo mata a criatividade”.

Maria de Vasconcelos mostra-se “absolutamente de acordo” e aponta para programas de ensino “cada vez mais complexos, mais cheios e extensos. Os professores não têm tempo e explica-se tudo da mesma maneira, mas as crianças são todas diferentes, como todos nós. Há muitas que acham que não têm talento para nada, porque aquilo que lhes é exigido em termos de competências, se calhar não tem a ver com a inteligência deles. Não se ensina a dançar ou a cantar todos os dias na escola, mas ensina-se matemática todos os dias. É importante como as outras áreas também o são”, alerta.

É possível estudar pel’ “As Canções da Maria“, responder aos testes e ter boas notas

Novo livro a caminho: “Vai ter uma novidade”

O lançamento do quarto trabalho do projeto já está a ser preparado e deverá ser apresentado em “meados de abril. Será um especial dedicado ao corpo humano. Estou a adorar, está muito giro, as canções são muito engraçadas, o livro está fantástico”. Mas virá com uma “novidade. Acompanhando os tempos modernos vamos ter uma aplicação e cada livro sai só com o CD e com um QR Code personalizado”, revela.

O trabalho desta família – Maria, Mathias, Manon e Mathilde – poderá ser ouvido este sábado, dia 24 de fevereiro, na Casa das Artes de Felgueiras. “Venham cantar conosco, vamos fazer um belo espetáculo. com canções antigas e alguma nova do próximo trabalho”, é o convite deixado por Maria de Vasconcelos.