mural agustina guel do it
Publicidade

O artista visual “Guel Do It”, nome artístico de Miguel Mazeda, foi convidado pela Câmara Municipal de Amarante a homenagear Augustina Bessa-Luís, com a assinatura de um mural, a propósito do centenário do nascimento da escritora.

O Largo Conselheiro António Cândido foi o local escolhido para o mural. Sobre este ilustre amarantino, contemporâneo da escritora, e cujo legado e dimensão política, académica e intelectual foi recordado aquando da evocação dos 100 anos da sua morte, Agustina Bessa-Luís escreveu: “António Cândido reconheceu na cultura uma arma nobre, e não lhe deu nunca uso que não fosse de verdade e não de aparência.” Esta citação acompanha o mural de Guel Do It, no exterior da Loja Interativa do Turismo.

Depois de ter participado na “Next Level – Conferência Municipal de Juventude”, em abril, o artista regressou a Amarante porque “a arte urbana, como a música, a dança e o teatro, é um movimento artístico que ajuda a motivar e consciencializar os jovens para a Arte enquanto expressão de Liberdade, apelando à criatividade”, explica a vereadora com o pelouro da Juventude, Rita Marinho Batista.