logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Área Arqueológica de Marco de Canaveses celebra Jornadas Europeias do Património

Redação

A Área Arqueológica do Freixo (AAF) já deu início ao seu o programa de eventos associados às Jornadas Europeias do Património. Durante a manhã do dia 20 de setembro, a AAF dinamizou uma visita às ruínas de Tongobriga e duas apresentações de oradores convidados.

O primeiro de três dias de programação relacionados com a iniciativa europeia do património contaram com a participação dos oradores Ana Madureira e Eusébio Machado. 

Jorge Sampaio, o coordenador da área arqueológica do Freixo, explica que "todos os anos, o Concelho da Europa e a Comissão Europeia organizam e definem um tema para as jornadas europeias do património. Este ano o tema vai ser "As Conexões redes e rotas".

A Área a Arqueológica do Freixo escolheu juntar-se a esta iniciativa europeia, utilizando o tema escolhido para a edição deste ano e adaptando-o para um programa a desenvolver-se na cidade de Tongobriga.

A prioridade do programa criado pelos coordenadores deste evento foi levar ao monumento marcoense: "um tema que fosse voltado para as escolas, alunos, docentes e para a comunidade em geral no sentido de aproximar a comunidade escolar a esta realidade patrimonial que temos aqui conservada no marco de canaveses".

A primeira atividade marcada no calendário do cartaz de atividades desta iniciativa foi a conferência "Conexões, de Tongobriga até aos Balcãs Ocidentais", dinamizada pela pianista Ana Madureira, às 11h00. De seguida o professor e investigador da Universidade Portucalense, Eusébio Machado, apresentou a palestra "O Currículo escolar português e a integração do património local e mundial", às 12h00.

As atividades deste programa convidaram vários oradores no sentido de "fazerem aqui umas intervenções relacionadas com as migrações e identidades e heranças cultural", acrescentou o coordenador da área arqueológica . O responsável salientou ainda a que "como o tema são redes conexões e rotas seria importante ter aqui uma perspetiva abrangente sobre este tema tão atual das migrações".

A AAF criou o programa de atividades para as Jornadas Europeias do Património em colaboração com o CFAE Marco Cinfães visto que "a abertura do ano de formação do CFAE coincide aqui com este arranque das jornadas europeias do património", concluiu Jorge Sampaio.

A Diretora do Centro de Formação da Associação de Escolas do Marco de Canaveses e Cinfães, Elsa Correia, é uma das responsáveis deste evento afirma que : "para mim um gosto imenso associar-me às comemorações das jornadas europeias do património com esta ação de formação". A diretora conta que "inicialmente o CFAE só ia ajudar a organizar a visita de uns alunos, mas eu muito potencial neste evento que entendi que seria uma pena não aproveitar para dar formação aos nossos alunos e docentes".

Elsa Correia salienta também a importância da participação de entidades nacionais nestas jornadas europeias: "é muito importante logo à partida pelo que significa de valorização e divulgação do nosso patrimônio, temos que dar a conhecer o nosso patrimônio às pessoas", frisou.

A celebração destas jornadas europeias voltam no dia 21 com uma atividade protagonizada pelo Embaixador do Pacto Climático Europeu e investigador, Rosmel Rodríguez, que vai apresentar pelas 21h30 a conferência "Migração, identidade e Herança Cultural". Logo de seguida, pelas 11h45, começa a conferência "Domínios de Educação para a Cidadania". A abordagem escolar em contexto de mudanças radicais", protagonizada por Eusébio Machado. O investigador volta, depois mais tarde, pelas 14h30 para a conferência "Currículo escolar português e a integração do património local e mundial".

O último dia de eventos vai contar com o regresso da pianista Ana Madureira que vai apresentar, pelas 11h00, a conferência "Os jovens e o Património. Conexões, de Tongobriga até aos Balcãs Ocidentais". Por fim, Eusébio Machado vai dinamizar a palestra "O trabalho de projeto e abordagem integrada ao currículo. O caso do património cultural".

A Área Arqueológica do Freixo (AAF) conta com a colaboração do CFAE MarcoCinfães, o Agrupamento de Escolas nº 1 de Marco de Canaveses e o Município de Marco de Canaveses, durante as celebrações das Jornadas Europeias do Património.