ar tuias
Publicidade

Na noite desta sexta-feira, dia 24 de fevereiro, a equipa sénior da Associação Recreativa de Tuías (AR Tuías), no concelho de Marco de Canaveses, acolheu a equipa FC Saint-Paul, da terceira divisão da Suíça, para um jogo treino.

O Jornal A VERDADE acompanhou esta iniciativa e, antes do pontapé de saída, estivemos à conversa com Thierry Cardoso, o jovem capitão da equipa suíça, que é natural do concelho de Marco de Canaveses. “Acho que esta é a quinta vez que vimos cá ao Marco de Canaveses para estagiar. Esta é também uma forma de regressar às origens”, afirmou.

A equipa contam com “um grupo de amigos” em que muitos são portugueses e também naturais do concelho marcoense. “Juntamo-nos há oito anos, a equipa já existia, mas estava num escalão mais baixo e fomos subindo. Este ano estamos a tentar subir para a segunda divisão”, contou.

Apesar de cada jogador ter “o seu trabalho”, todos os anos fazem um estágio fora do país. “Tiramos férias para estagiarmos. É importante”, afirmou, acrescentando que a equipa conta com jogadores “portugueses, suíços, ingleses… um pouco de tudo”.

Thierry, que conhece “vários jogadores da equipa da AR Tuías”, afirma que esta é também uma forma de “rever amigos, enquanto jogamos futebol, que é uma paixão”.

Por sua vez, Gregory Ramelet, treinador da equipa, explicou que estes estágios “permitem ver equipas diferentes, táticas diferentes e tentar aprender para melhorar o nosso jogo”.

Presente também na iniciativa estava o presidente da AR Tuías, Hélder Silva, que garante que esta iniciativa “é muito importante. Acolhermos estas equipas, no sentido de ver a forma de jogarem, de treinarem, de ver outras culturas diferentes. Sabemos que têm vários jogadores do Marco e é uma forma de podermos ver a evolução deles perante o futebol que é jogado noutros países”.

O presidente garantiu que, após receber o pedido, este foi “aceite na hora. Temos sempre as portas abertas para receber toda a gente e quando nos propuseram aceitamos de bom grado. É uma forma de aprendermos, novas culturas, novos métodos de treino para os jogadores do Tuías é uma forma de interagir”, concluiu.