No próximo dia 14 de abril, quinta-feira, serão apresentados, pelas 18h00, os cinco projetos candidatos ao Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2021/2022 de Amarante, na Escola Secundária de Amarante. Esta será uma sessão pública transmitida em direto no Facebook do município. 

Segundo o comunicado da autarquia, os candidatos, com projetos díspares, como temas ligados à área social e à cultura, passando pelo bem-estar animal, procuram o apoio de 15 mil euros, atribuído pelo município, para que o vencedor possa colocar em prática a sua ideia. 

“‘A(Vós) que nos unem’ pretende impulsionar o diálogo intergeracional, promovendo atividades culturais com os idosos nos centros de dia; ‘Ca(t)sinhas’ consiste na criação de abrigos para gatos de rua, um local de refúgio em caso de condições climatéricas adversas e de perigos exteriores; ‘Casas de Livro’ são pequenas casas em madeira onde qualquer pessoa pode deixar e recolher livros; ‘Festival de Cinema de Amarante’ procura fazer de Amarante uma referência na partilha e dinamização da produção cinematográfica e audiovisual; e ‘META’ faz acompanhamento individualizado, ao domicílio, a alunos do segundo ciclo de escolaridade do Ensino Básico, oferecendo apoio de forma gratuita”, estes são os projetos apresentados, segundo informações do comunicado. 

A votação para o projeto vencedor decorre entre os dias 14 e 30 de abril, no site ou via sms para o número 4902 (seguindo as indicações do site).

Texto redigido com o apoio de Ana Ferrás, aluna estagiária da Universidade Fernando Pessoa.