A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) lançou esta sexta-feira, 4 de março, Dia Mundial da Obesidade, a aplicação Heróis da Fruta.

Esta aplicação é um jogo gratuito de realidade aumentada para telemóveis, inspirado na série de animação que estreou recentemente na televisão com as vozes de Jessica Athayde e Diogo Amaral e no projeto educativo com o mesmo nome que a associação promove nas escolas há 10 anos. O jogo consiste numa “caça ao tesouro” dos tempos modernos, ao estilo “Pokémon Go”, que incentiva as famílias portuguesas a sair do sofá e caminhar ao ar livre, de telemóvel na mão, à procura dos 500 baús à solta pelas ruas do país, espalhados em múpis e cartazes presentes em mais de 100 municípios portugueses parceiros deste projeto.

Cada baú contém uma saqueta de cartas escondida, que é revelada quando lhe é apontada a câmara do smartphone. São centenas as cartas para colecionar e os segredos para descobrir sobre alimentação saudável, mas também há missões para completar e pontos que valem prémios. Pode encontrar um mapa com a localização dos diferentes baús que podem ser encontrados de Norte a Sul e nas ilhas, disponível neste link.

Os jogadores que ficarem entre os 100 primeiros lugares no ranking nacional de pontuação ganham bilhetes para o cinema, sendo que existem também outros prémios exclusivos para as crianças participantes no projeto escolar, como vouchers para parques temáticos, zoológicos ou aquários. Para o jogador que ficar em primeiro lugar na app está reservada uma visita dos personagens Heróis da Fruta à sua escola.

“Depois do sucesso da iniciativa ‘Heróis da Fruta’ nas escolas, e do recente lançamento da nossa série infantil com o mesmo nome, foi fundamental para a APCOI dar o salto e conseguir montar um projeto diferenciador e capaz de envolver ao mesmo tempo crianças e respetivas famílias numa maior consciencialização da sociedade para a obesidade infantil e, consequentemente, na adoção de hábitos de vida que contribuam para a prevenção desta doença, que afeta atualmente uma em cada três crianças”, referiu Mário Silva, presidente da APCOI, citado num comunicado.

Nuno Folhadela, CEO da ONTOP, refere que: “brincar e colecionar é inerente a todos nós. Faz-nos sentir felizes. E se o fizermos com amigos ou família ao mesmo tempo que descobrimos deliciosas curiosidades sobre uma alimentação saudável, ainda melhor! Foi essa a missão da ONTOP, ao juntar a nostalgia do colecionismo de cromos com a inovação tecnológica da realidade aumentada. Uma receita cheia de diversão a prometer grandes caminhadas na caça aos tesouros espalhados pelo país”.

Para Helena Novais, diretora de Public Affairs da Novo Nordisk Portugal, “apoiar esta iniciativa representa a concretização da visão holística que a empresa pretende para a resposta à obesidade infantil”. “A par da contribuição para a inovação científica nesta área, queremos, em conjunto com a APCOI e outros parceiros, estar na dianteira da prevenção desta doença, apoiando iniciativas vencedoras que atuem ativamente na melhoria da qualidade de vida das crianças e na gradual redução do impacto da obesidade no nosso sistema de saúde”, acrescentou.

A aplicação, disponível nas app stores de dispositivos móveis iOS e Android, foi desenvolvida em parceria com os estúdios ONTOP, com financiamento da Novo Nordisk Portugal e com o apoio internacional da Associação Europeia para o Estudo da Obesidade (EASO) e da Coligação Europeia de Pacientes com Obesidade (ECPO).