logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Aposta na formação é o principal objetivo para formar "bons atletas" na ARC São Lourenço do Douro

Redação

"Mais do que ganhar jogos, queremos formar os nossos atletas". Este é o principal objetivo da formação da Associação Recreativa e Cultural de São Lourenço do Douro e quem o diz é André Pinto, responsável pela formação do clube.

De momento, o clube é formado pelo infantis, juniores, Sub-11/10 Misto, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-19 e Sub-23. O largo leque de formações tem como objetivo levar os atletas "ao plantel sénior. Desde a época passada que nós criamos o plantel de Sub-23 para tornar mais fácil essa transição do futebol de formação para o futebol sénior".

Neste sentido, André Pinto reconhece que para formar "bons atletas", o papel dos formadores é "essencial. Enquanto formadores, nós queremos ajudá-los a serem melhores homens e mulheres".

André Pinto é o responsável pela Formação

Quando questionado sobre qual o "segredo" para manter e cativar jovens atletas, André Pinto afirma que, para além do "investimento nas instalações", têm apostado ainda nas "equipas técnicas. Todos os nossos treinadores são licenciados em desporto e têm especialidade em ensino". Assim, considera que "nós temos os melhores treinadores da formação do concelho do Marco de Canaveses".

De acordo com André Pinto, o objetivo é "ter bons treinadores e formadores para que eles passem esses valores aos nossos atletas. Quando o trabalho é bem feito nós acabamos por crescer e, de facto, temos vindo a recuperar depois da pandemia". Por isso, a ambição é "continuar a crescer".

No entanto, como em qualquer clube, têm as suas dificuldades. Neste sentido, André Pinto elenca que é "difícil cativar mais atletas devido à nossa localização, porque fica mais distante". Para além disso, o facto de existir "vários clubes na zona" faz com que as crianças e jovens se dispersem. No entanto, garante que mesmo assim os atletas têm vindo a "aumentar" e que a expectativa é que "continuem a crescer".

Granidera apoia esta reportagem

No fundo, apostar "numa boa formação" é o objetivo número um de São Lourenço do Douro, com vista a tornar os jovens "melhores atletas e pessoas" e a desenvolverem "bons princípios que eles devem ter para viver em sociedade".

O clube acredita que esse é o motivo para que os atletas "permaneçam no clube a longo prazo e acabem por passar a palavra". Neste aspeto, André Pinto garante que um dos princípios basilares do clube é que "não gostamos de falar com os jogadores que estão noutros clubes, não pretendemos roubar atletas e temos esse respeito", terminou.

Conheça as equipas de formação

Escalão de Infantis
Escalão de Juniores
Escalão de Sub-10 e Sub-11
Escalão de Sub-15
Escalão de Sub-17
SLDouro Rent a Car apoia esta reportagem
Escalão de Sub-23