logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Após ignorar o espelho por largos anos, Adriano Filipe perdeu 30 quilos e ganhou auto-estima

Redação

Cansado de uma vida sedentária, de uma alimentação baseada em fritos e açúcares, de ignorar o espelho e de viver com 120 quilos no corpo, Adriano Filipe, natural de Bem Viver, concelho de Marco de Canaveses, decidiu mudar de vida e começar a cuidar da sua saúde física e psicológica. Neste Dia Mundial da Saúde, o Jornal A VERDADE traz-lhe o testemunho deste marcoense, que decidiu cuidar do seu corpo e da sua saúde.

Durante a infância e adolescência o peso de Adriano Filipe foi "sempre estável". Apenas quando cresceu e ultrapassou a barreira dos 20 anos é que começou a "ganhar muito peso", reconhecendo que foi por "desleixo. Não tinha muitos cuidados". Começar a trabalhar num café foi o suficiente para "adotar hábitos sedentários e consumir sumos e álcool em excesso", considerando que tudo contribuiu para o ganho de peso. 

Apesar de considerar que não sofreu de bullying, recebia alguns comentários que "mexiam" com Adriano Filipe, admite. "Estava cansado também dos comentários dos outros", afirma. Nessa altura, o contacto com o espelho era nulo. "Não gostava, nem ligava ao espelho, nunca olhava, simplesmente não queria saber". 

Quando decidiu mudar de vida, partilha que tudo partiu de uma "promessa" à sua esposa. "Falei com a minha esposa e prometi-lhe que ia começar a fazer desporto", conta. Quando regressou das férias, em setembro de 2022, iniciou uma dieta, ingressou no ginásio e as caminhadas e corridas começaram a fazer parte da sua rotina.

Cerca de meio ano depois, Adriano Filipe viu as suas roupas ficarem largas e com quase menos 30 quilos a sua auto-estima "melhorou muito". 

Para si o mais difícil foi "começar", depois seguiu com "foco e disciplina" e ver o corpo a mudar serviu-lhe de "motivação diária". Motivação esta que também encontra no "pilar da sua vida", a sua esposa, que é a pessoa que "o ajuda mais". A par de alguns amigos que, nomeadamente, acompanham Adriano Filipe nas suas idas ao ginásio. "Eles também me têm ajudado muito e têm puxado por mim", diz.

Admite que começou "a ganhar aquele gostinho e, claro, quando uma pessoa começa a emagrecer, depois começa a ver os resultados e quer mais e mais". Confessa que ganhou "muito mais gosto em mim, tenho mais cuidado com tudo", acrescentando que se sente mais "confiante" e que enquanto casal é "melhor".

Aos 33 anos define a sua vida como "muito saudável e equilibrada", deixou os fritos de lado, e optou por carnes brancas, saladas, fruta, inseriu o peixe que era algo que não comia e começou a ingerir muito água que considera fazer "toda a diferença". No entanto, não deixa de viver em "equilíbrio. Por exemplo, nesta altura da Páscoa permito-me na mesma comer aquilo que quero, mas mentalizo-me que depois pego e vou correr cinco ou seis quilómetros ou puxo mais no treino e tento compensar as calorias que ingeri", explica.

Adriano Filipe mostra-se satisfeito por ter "mudado de vida cedo". De momento, o casal aguarda o nascimento de um bebé e o futuro pai garante que será "mais ativo" e que pretende passar esses "valores" à criança, para que cresça com outros hábitos e possa ter uma vida também ela equilibrada. 

Por fim, deixa um conselho às pessoas com base na sua experiência: "que toda a gente tenha foco e força de vontade porque o resto vem a caminho. No fundo, nunca podemos desistir dos nossos objetivos". Atualmente, com 89 quilos, pretende "definir o corpo e ganhar massa muscular". 

https://averdade.com/valter-e-carolino-deixaram-as-tainadas-e-adotaram-um-estilo-de-vida-saudavel/

https://averdade.com/lousada-pedro-mota-renasceu-depois-de-emagrecer-100-quilos/