porto sardoura castelo de paiva
Publicidade

Depois de três concursos públicos falhados – por falta de candidatos ou por não cumprirem os requisitos obrigatórios – a APDL- Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo. S.A. oficializou, no dia 2 de janeiro, a entrega da Concessão de Serviço Público do Porto Comercial da Sardoura.

Na nota enviada, a APDL revela que o Contrato de Concessão, celebrado com a concessionária Várzeamistosa, Unipessoal, Lda., terá a duração de 15 anos, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2025, marcando o desfecho do Concurso Público Internacional lançado pela APDL para esta finalidade.

Localizado numa região em desenvolvimento e com cerca de 3 hectares de terrapleno e plataforma de carga, o Porto Comercial da Sardoura é uma infraestrutura “estratégica para a movimentação de mercadorias”, pode ler-se no comunicado.

Além de estar dotada com “excelentes acessibilidades rodoviárias”, a concessão visa “potenciar o crescimento do transporte de mercadorias na Via Navegável do Douro (VND)”, acrescenta a APDL, que reforça o compromisso em “fomentar o desenvolvimento económico regional, promovendo a transferência modal do transporte rodoviário para o fluvial, o que se traduz em benefícios económicos, sociais e ambientais significativos”.

Com esta aposta, a APDL “consolida o papel da Via Navegável do Douro como uma infraestrutura de referência para a sustentabilidade e eficiência no transporte de mercadorias, contribuindo para o progresso sustentável da região”, destaca ainda.

Fotografia e informação: APDL