A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima assinala, esta terça-feira, dia 8 de fevereiro, o Dia da Internet Mais Segura, através da apresentação das Estatísticas APAV – Linha Internet Segura 2021.

No documento apresentado, são exibidas estatísticas específicas sobre processos de atendimento e apoio. Só em 2021, registou-se um total de 1.626 processos, o que refletiu um aumento do número de cibercriminalidade online, na vertente do atendimento (helpline) e da denúncia (hotline). O número de contactos por denúncia de formas de violência, associadas à ameaça de conteúdo íntimo, aumentou para 134 contactos.

O questionário “Riscos Online dos Jovens Portugueses”, estudo de Geração Cordão e da APAV, revelou que 51% dos jovens inquiridos já foi ofendido ou tratado de forma desagradável online, 41% já viu “muitas vezes” alguém a ser chantageado e 39% dos jovens já assistiram ou foram vítimas de violência online e não recorrem a nenhum serviço de apoio.

A Linha Internet Segura encontra-se disponível no número 800 21 90 90 (nos dias úteis entre as 9h e as 21h), e do e-mail: [email protected] O apoio oferecido é confidencial e gratuito. Para mais informações: [email protected] | 21 358 79 15.

Texto redigido com o apoio de Sofia Gomes, aluna estagiária da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro