Mariana Vieira, natural da freguesia de Banho e Carvalhosa, no concelho do Marco de Canaveses, teve o primeiro contacto com o Taekwondo quando ainda andava no infantário e, desde aí, nasceu uma paixão "indescritível" por este desporto. Hoje, com 14 anos, já foi campeã nacional e representou Portugal, e o concelho do Marco de Canaveses, em competições internacionais.
Entrou para a Escola de Taekwondo do Marco de Canaveses quando tinha seis anos, inicialmente para a modalidade Técnica, e mais tarde, seguiu para a modalidade de Combate. "Estou no Combate há cerca de um ano e meio. Sempre preferi o combate à técnica, mas tinha um pouco de receio porque tenho de estar sempre regulada nos pesos. No entanto, uma vez, num regional, o meu mestre disse-me que me ia inscrever e assim foi", começou por explicar.

Foi por incentivo do mestre que Mariana começou, então, na vertente de Combate. "Ele sabia que era uma coisa que eu gostava, ele incentivou-me a ir para eu perder o medo. O meu primeiro combate foi com a campeã nacional daquele ano, perdi o combate por bastantes pontos de diferença, mas no momento que entrei no Tatami, os nervos passaram-me todos", recordou.
Este ano, a história já foi diferente e Mariana Vieira sagrou-se campeã nacional. "Como já tinha sido campeã regional tinha mais pontos. Só eramos três e fui logo, diretamente, para a final. Vi a semifinal entre as duas atletas, em que a que ganhasse ia combater contra mim. Nem tive tempo de assimilar, fomos logo diretamente para o combate. No primeiro round foi logo 'capote', venci por 18-2 e depois o segundo a diferença ainda foi maior. Não chegamos a ir ao terceiro", disse.
A jovem atleta garante que ficou "sem palavras" quando percebeu que tinha vencido o campeonato nacional. "Fui a correr para o meu mestre para lhe dar um abraço. É uma sensação única. Foi mesmo indescritível".

Seguiu-se França, onde participou num open solidário, e depois o Campeonato do Mundo, onde ficou em 15.º e, no ranking final, entre 300 atletas, fixou-se no 25.º lugar. "É uma distinção muito boa. Levar o nome do concelho pelo país, pela Europa e pelo mundo é muito bom. É sempre bom mostrar que o marco também tem bons atletas", garantiu.
Para finalizar, Mariana Vieira deixa uma mensagem para "não terem medo de arriscar. Se pensarem muito, acabam por não ir. Experimentem o Taekwondo, passem pela Escola de Taekwondo do Marco de Canaveses, vão gostar de certeza", concluiu.