António Pinto, também conhecido como sr. Pinto do Lamoso, natural da freguesia de Vila Boa do Bispo, em Marco de Canaveses, assinalou um século de vida no dia 14 de novembro. Uma vida “cheia de descobertas, de vivências, de experiências, com a tranquilidade que lhe é característica”.

É com “otimismo e alegria” que que encara a vida e “adora contar histórias do antigamente, que fizeram parte da sua vida e agora fazem parte da sua história”. “Conversar com ele é transportarmo-nos para uma atmosfera de paz, de serenidade, de tranquilidade, é beber aquela sabedoria, aquela forma de estar e aprender!! E tudo isto faz-nos tão bem”, conta a filha Margarida Pinto.

Ao longo destes 100 anos (1922-2022), “assistiu à evolução do Mundo e foi tanta a evolução desde 1922”. Acompanhou essa evolução “com sabedoria e foi sempre atualizando a sua forma de ver e viver a vida”. Hoje em dia, faz videochamadas para os netos, “o que para ele já é uma coisa normal, fruto da evolução tecnológica que acompanhou e soube absorver no seu dia a dia”.

“Os 100 anos de vida do meu pai, do nosso avô, tinham que ser perpetuados e foi então celebrada uma missa no Mosteiro de Vila Boa do Bispo e foi com muita alegria que passou o dia e que apagou as velas que, agora, já são três! Obrigada a todos que o felicitaram com a sua presença, com telefonemas, com mensagens, demonstrando o carinho, consideração e estima”, sublinha.