O primeiro-ministro, António Costa, conta apresentar ao presidente da república os nomes para o futuro governo, entre os dias 22 e 23 de fevereiro, prevendo-se que prevendo-se que o novo executivo seja empossado entre 23 e 24 deste mês.

As datas foram avançadas por fonte do governo, depois de questionada sobre os nomes previstos no terceiro executivo liderado por António Costa. “Há que aguardar pelo apuramento dos resultados da emigração, pela publicação dos resultados e pela primeira reunião da Assembleia da República”, refere a mesma fonte.

O primeiro-ministro só apresentará os nomes do futuro governo ao presidente da república, Marcelo Rebelo de Sousa, “em 22 ou 23 de fevereiro”, acrescenta.

O PS venceu as legislativas de domingo com maioria absoluta, com 41,7% dos votos e 117 dos 230 deputados em território nacional – falta ainda atribuir os quatro mandatos dos círculos da emigração –, numas eleições em que o Chega se tornou a terceira força política e CDS-PP e PEV perderam representação parlamentar.