logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Antonino de Sousa é candidato à presidência do PSD Penafiel

Redação

Antonino de Sousa, atual presidente da Câmara Municipal de Penafiel, divulgou ao final da manhã desta quinta-feira, dia 20 de julho, a sua candidatura a presidente da Comissão Política Concelhia do PSD Penafiel.

A candidatura surge após a demissão de Pedro Santana Cepeda como presidente da concelhia, na passada segunda-feira. Para Antonino de Sousa, "as razões invocadas são válidas e compreensíveis: criar as condições de tempo e estabilidade para que uma nova comissão política possa, com a necessária serenidade, preparar e gerir o processo autárquico de 2025".

Para o candidato "foi, sem dúvida, uma decisão responsável e corajosa e que demonstra um exemplar desapego pelo poder. Ao presidente, e a todos os comissários da Comissão Política cessante, deixo uma palavra de agradecimento pelo trabalho extraordinário que fizeram ao longo do mandato, em prol da defesa dos nossos ideais políticos e da implantação do partido no nosso concelho".

Antonino de Sousa afirma que, face a estas circunstâncias, "depois de ouvir os nossos vereadores na câmara municipal e a generalidade dos senhores presidentes de junta, decidi apresentar-me como candidato à Comissão Política de Penafiel nas próximas eleições".

E a sua candidatura assenta em "três razões", nomeadamente: "estamos a cerca de dois anos e dois meses das próximas eleições autárquicas e o PPD/PSD, o maior e o mais responsável partido da coligação 'Penafiel Quer', tem que estar unido e mobilizado para gerir todo esse exigente processo. Ora, o presidente da câmara municipal reúne especiais condições para assegurar, sob a sua liderança, essa união e essa mobilização".

Em segundo lugar, "o facto de ser presidente da câmara municipal e de ser também vice-presidente da Comissão Política Distrital do PPD/PSD, impõem-me um especial dever e uma maior responsabilidade, no processo de sucessão". Por fim afirma que "não há exemplos de processos de sucessão, seja em câmaras municipais, seja em juntas de freguesia, que tenham corrido bem, sem que haja envolvimento e participação dos que terminam os seus mandatos. Pelo contrário, como aconteceu no nosso concelho em 2013 e em vários outros concelhos do país, quando o presidente da câmara acumula a presidência da Comissão Política, estão reunidas as condições para que o partido se una, se mobilize e tenha sucesso nos desafios eleitorais".

Antonino de Sousa anunciou ainda que terá a seu lado, como candidatos a vice-presidentes, "a vereadora Daniela Oliveira e o deputado à Assembleia da República António Cunha".

"O meu compromisso convosco é de tudo fazer para manter o Partido Unido e Mobilizado e assegurar um processo de transição participado e com o sucesso que todos esperamos: uma grande vitória em 2025", finalizou.