logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

André Pinto: Filho de tricampeão de Rallycross cumpriu "sonho" de criança em Lousada

Redação

Nos dias 21 e 22 de outubro, o jovem piloto André Pinto viu cumprido um "sonho" de criança: "andar num carro de rali, numa prova a sério". O penafidelense de 20 anos estreou-se nas provas e foi uma das novidades da Taça de Portugal de Ralicross e Kartcross, que decorreu na Pista da Costilha, em Lousada.

O desporto motorizado entrou na vida de André Pinto "ainda em pequeno" por influência do pai, que participa em provas de rali desde os 18 anos, é tricampeão de Rallycross (2021, 2022 e 2023) - tendo repetido a conquista em 2006 - e conta no currículo com a conquista de duas Taças de Portugal. "Ele já corria antes de eu nascer, por isso cresci a ver corridas dele. Obviamente que é meu ídolo e o meu professor", garante. Já no caso de Adão Pinto, o pai, o amor ao desporto motorizado "apareceu depois de assistir a uma corrida", conta o filho.

Para André Pinto, o mundo automóvel é "fascinante" pela "adrenalina que em poucos desportos no mundo conseguimos sentir". Mas, também, a "competição e o fair play entre os adversários", atraem o jovem de Abragão para um desporto "muito bonito". Antes da estreia em Lousada, a entrada num carro de rali foi apenas "para testar. Já andei no carro do meu pai, mas simplesmente para o ir buscar no final da corrida e sempre devagarinho por medo de estragar", recorda.

Estrear-se na competição, na primeira divisão das 2RM, foi "incrível" e uma sensação que "não dá para explicar. Fico muito contente, embora o fim de semana não tenha acabado da forma que queríamos, devido a um toque que nos afastou da semi-final, mas sem dúvida que foi o melhor fim de semana da minha vida", garante André Pinto.

Por isso, será uma experiência a repetir, já no próximo ano. "Se pudesse estava lá todos os anos a competir e a aprender, mas infelizmente o desporto motorizado é muito caro. Vamos tentar estar lá para o ano para tentar aprender e ganhar mais experiência".

O "único sonho" que tinha foi cumprido e foi "inexplicável". Agora, agradece aos pais "por tudo o que fizeram" para que o jovem pudesse fazer a estreia na competição. Um agradecimento que se estende "aos patrocinadores e a toda a família".

Ler mais

https://averdade.com/lousada-conheca-os-vencedores-da-taca-de-portugal-de-ralicross-e-kartcross/