No dia 16 de setembro, Ana Beatriz Xavier dará início ao percurso universitário na FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, mais concretamente na licenciatura de Engenharia e Gestão Industrial.
Desde 2022, “mais ou menos”, que sabia a área que queria seguir. Apaixonou-se pelo curso, porque a Matemática e a Física são as disciplinas que “mais” gosta e a engenharia “tem a vertente da gestão”, uma área que também gosta.
O gosto pela Matemática “existe desde pequenina”, já pela Físico-Química “foi mais a partir do 10.º ano”, explica Ana Beatriz Xavier.
Para a jovem natural de Resende, o curso que escolheu é “muito abrangente e dá para fazer muita coisa”. Por isso, quer “explorar”, ver o que gosta mais e perceber o que se vê a fazer no futuro. “Quando fiz a minha pesquisa sobre os cursos, explorei, encontrei esta área, vi o plano curricular, as saídas e foi o curso que me atraiu mais“.
Ana Beatriz Xavier terminou o curso de Ciências e Tecnologias, na Escola Secundária de Resende, com uma média de 20 valores. A “organização” sempre foi o segredo da estudante para alcançar o sucesso escolar. “Vou estudando e acompanhando todos os dias. Prefiro estudar à noite, acho que rende mais. Basicamente só resolvo exercícios, não perco tempo com resumos, porque acho que é mais eficaz. Se estivermos atentos nas aulas conseguimos compreender muito melhor a matéria e, depois, não é preciso estar a perder tempo com resumos”, garante.
Ana Beatriz Xavier já praticou muitos desportos: “Ajudam-me a manter ocupada”
Não só de aulas e estudo se fez o percurso escolar da jovem resendense. Já praticou vários desportos, como natação, voleibol, ginásio e canoagem. Faz parte dos escuteiros e participou, “todos os anos”, no clube de teatro na escola secundária. Para além disso, toca violino e piano.
“Consigo ter tempo para tudo, vou gerindo. Como eu gosto mais de estudar à noite, tenho a tarde para fazer o que eu quiser, descansar ou praticar essas atividades“, explica.
Para Ana Beatriz Xavier, todas estas atividades foram “importantes” e ajudaram-na a manter-se “ocupada, a gerir melhor o tempo. Quando estava nas atividades, abstraía-me dos problemas. Acho que aprendemos sempre alguma coisa com todas as atividades que fazemos”.
A futura universitária considera que deve existir “um equilíbrio” na gestão entre o estudo e “tudo o resto. Não podemos estar sempre a estudar, devemos sair com os amigos, com a família, passear. O segredo é gerir bem o tempo e dá para fazer tudo. Eu acho que não passo muitas horas a estudar, mas quando estudo sou eficaz, estudo com qualidade”.
Ana Beatriz Xavier tem uma irmã e uns pais que “sempre apoiaram e deram a liberdade necessária. Já há muito tempo que somos autónomas e temos responsabilidade para saber quando é que é preciso estudar e quando devemos parar”.
A entrada no mundo universitário está prestes a acontecer e a jovem resendense mostra-se expectante para o que virá. “Participei na ‘Semana da Profissão Engenheiro’ e, por isso, já não vou ao desconhecido. Estou ansiosa para começar. É um mundo muito novo e que acho que vai exigir mais de mim, mas acho que estou pronta para isso”.
A terminar a entrevista, Ana Beatriz Xavier deixa um conselho aos colegas que iniciam, neste ano letivo, o ensino secundário: “É preciso, desde cedo, estabelecer objetivos, depois trabalhar para os alcançar, definir prioridades e gerir bem o tempo, porque, se conseguirmos fazer isso, temos tempo para tudo”.