Arrancam na próxima terça-feira, 16 de julho, as obras de ampliação do Skate Park do parque de lazer da cidade do Marco de Canaveses.
O conjunto de intervenções, de construção de base de betão, contemplam a instalação de três novos equipamentos.
Com um investimento de 21.463,58 euros (mais IVA), a obra surge de uma candidatura do Orçamento Participativo Jovem (OPJ). Trata-se de uma ampliação que vai "melhorar significativamente" o espaço e será uma resposta da autarquia "adaptada e adequada às expetativas dos mais jovens", começou por explicar a presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.


Em declarações ao Jornal A VERDADE, Cristina Vieira partilhou a "satisfação" do executivo por estar a avançar com uma obra que integra "um conjunto de medidas para os mais novos. Temos de os ouvir, não só através dos órgãos normais, como nas associações recreativas e até informalmente".
Relativamente às vantagens do equipamento, e da futura ampliação, a autarca sublinhou que se trata de "uma forma de trazer os jovens para o espaço público, para o pulmão da cidade. Estamos a caminhar para uma sociedade mais individualista, os mais novos estão muito tempo agarrados às redes sociais em casa e esta é, também, uma forma de criar um espaço de interação, ou seja, estão fora de casa e ocupados mentalmente e fisicamente".

A revelação da ampliação do Skate Park foi assinalada com o workshop, gratuito, "Queres aprender a andar de skate ou melhorar a tua técnica?", dinamizado por Pedro Fangueiro.
Entre os jovens "barra", que se encontravam a aprender e a melhorar algumas técnicas com o skater, estava a pequena Francisca Moreira, que com sete anos "gosta muito de skate e tem mostrado interesse em praticar. Achei esta iniciativa interessante de forma a ela iniciar e ver se realmente gosta", disse a mãe Sofia Madureira.

A marcoense não tem dúvidas de que iniciativas que envolvam a criação de novos espaços para os jovens "são de valorizar, porque hoje em dia as crianças são muito sedentárias, estão sempre fechadas em casa e estes espaços são muito importantes para que possam conviver e fazer desporto".
O projeto de ampliação tem um prazo de conclusão de 60 dias e será assumido pela empresa Bricantel, Comércio de Material Electrico de Bragança, S.A.
O Skate Park foi instalado em 2019, decorrente de um projeto do OPJ.
Pedro Fangueiro vai dinamizar workshop de skate este sábado em Marco de Canaveses | A Verdade















