agustina bessa luisFoto: Fundação Calouste Gulbenkian
Publicidade

A Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, em Amarante, vai receber a “Mostra Bibliográfica e Documental – Agustina Bessa-Luís” entre março e novembro deste ano.

A mostra vai estar patente em Amarante e Vila Meã entre 9 de fevereiro e 30 de novembro onde serão expostos “os títulos disponíveis da autora e outros que incidem no estudo da sua obra, assim como documentos relacionados com imprensa local escrita e com a sua ligação ao território amarantino”.

A iniciativa surge no âmbito das Comemorações do Centenário de Nascimento de Agustina Bessa-Luís e, por isso, o departamento da cultura do município de Amarante definiu como prioridade “a divulgação da bibliografia ativa e passiva da escritora amarantina junto dos seus leitores, fomentando a aproximação de outros, levando ao encontro destes com a Biblioteca Pública, reforçando a sua missão e evidenciando a importância da leitura e das temáticas inerentes na ótica de transversalidade intergeracional”.

No fundo, estes meses de atividades pretendem dar a conhecer a ampla obra de Agustina Bessa-Luís, através do Catálogo da Biblioteca Pública e dos documentos disponibilizados, para consulta, no Arquivo Municipal, e permitindo levar até à população a diversidades dos seus escritos.

O primeiro período expositivo decorre de 9 de fevereiro a 15 de março, com a partilha de primeiras edições, edições raras e especiais, mas também as que foram motivo de adaptação ao Cinema e ao Teatro, estando disponíveis os respetivos suportes audiovisuais.

De 17 de março a 31 de maio, serão partilhados recortes sobre Agustina na imprensa local, prefácios, textos introdutórios e dispersos.

No terceiro período expositivo, de 3 de junho a 31 de julho, serão expostos documentos publicados aquando da sua morte na imprensa local e nacional escrita, assim como bibliografia que inside sobre o estudo da sua obra, distinções e livros da autora que nos remetem para o território amarantino.

De 4 de agosto a 11 de outubro, evidenciará o período de Agustina na editora Relógio d’Água, biografias, autobiografias e textos infanto-juvenis.

No último período expositivo, de 14 de outubro a 30 de novembro, vão ainda lembrar-se as Comemorações do Centenário de Nascimento, e os diálogos com a História e com as Artes.

Recorde que a entrada na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, em Amarante, é gratuita.