As amas de creche familiar que acolhem três crianças em casa vão começar a receber 1052 euros por mês, já as que recebem quatro irão receber 1177 euros, segundo o Jornal de Notícias.

A medida foi anunciada na quarta-feira, dia 14 de dezembro, pela secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, juntamente com o secretário de Estado da Segurança Social, na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão.

“Eu posso antecipar que, relativamente a estas profissionais que exercem a função de ama enquadradas na resposta social de creche familiar, foi atualizado o montante que obrigatoriamente reverte para as amas do total que transferimos para a IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social ou para a Misericórdia no âmbito do acordo creche familiar”, adiantou Gabriel Bastos, a pedido do Bloco de Esquerda.

Assim, Ana Sofia Antunes explicou que perante três crianças reverte 80% do valor processo à IPSS ou à misericórdia para a ama, no caso de acolher quatro crianças o valor revertido corresponde a 70%.

Segundo a secretária de Estado da Inclusão e mencionado pelo JN a medida abrange 358 profissionais, num total de 51 acordos de cooperação para creche familiar.

Ana Sofia Antunes recordou também um despacho de 11 de novembro que prevê o aumento para 150 euros do subsídio mensal para a alimentação das crianças, que começará a ser processado a partir de dia 1 de janeiro, para as amas do Instituto de Segurança Social.