Este sábado, dia 8 de outubro, vai decorrer no Mosteiro do Divino Salvador, em Freixo de Baixo, Amarante, o oitavo Sarau Comunitário – “Pessoas, História e Artesanato” do Stay to Talk – Instituto de Imersão Cultural.

O evento vai decorrer pelas 20h30 e consiste num encontro lúdico-reflexivo assente numa conversa à volta das gentes de Freixo, da história e do artesanato da terra, informa um comunicado do Stay to Talk.

Esta iniciativa insere-se no Ciclo de Saraus Comunitários por Amarante, que consiste em encontros comunitários que pretendem reunir entidades e habitantes locais com “o objetivo de debater as mais-valias da implementação da Rede de Agentes Culturais Comunitários (RACC), uma rede que permite organizar a chegada do turismo às localidades e esclarecer como é que cada um poderá tirar vantagens sociais e financeiras”.

Estes saraus procuram “refletir sobre a identidade local, a sua cultura e identificar entidades que queiram ter um papel ativo no desenvolvimento local, apostando na área do turismo cultural comunitário”.

A programação deste sarau comunitário foi coconstruída com as gentes de Freixo e conta com o apoio da junta de freguesia. Esta é uma iniciativa premiada pela União Europeia e pelo Conselho da Europa 2022 e tem como parceiros permanentes a ERA-FM e o município de Amarante.