inaug av general silveira1
Publicidade

“Melhorar a mobilidade pedonal, eliminando barreiras arquitetónicas, e reforçar a segurança pedonal”, foram os principais propósitos da obra de requalificação da Avenida General Silveira, no concelho de Amarante.

Projetada pelo arquiteto Carlos Prata, a obra foi inaugurada na noite de quarta-feira, dia 31 de maio, pelo presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar. “Desde o primeiro mandato que pensamos a cidade em termos de mobilidade e acessibilidade. O plano estratégico foi pensado em grande escala e a Avenida General Silveira, mas também os elevadores e o nivelamento dos passeios, fazem parte integrande do que está planeado para o centro da cidade”, começou por referir o autarca.

inaug av general silveira

José Luís Gaspar sublinhou que todo o plano estratégico tem como finalidade “garantir a segurança e criar condições para mostrar a beleza natural desta zona, do rio e do património arquitetónico, são as motivações. Queremos dar a cidade às pessoas”.

A inauguração foi acompanhada pela comunidade que assistiu a um espetáculo de som, luz e água. 

Pedonal até setembro, a Avenida General Silveira tem agora, de acordo com a autarquia, “um espelho de água. Foi criado um reservatório para reutilização de água não potável nos jogos de água que decorrem de hora em hora”, pode ler-se no comunicado.

av general silveira

A obra de requalificação realizou-se em oito meses e teve um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros.