No dia 26 de fevereiro, sábado, decorrerá uma prova de BTT pela Mountain Quest, uma prova de 180 quilómetros, com um percurso pela serra da Aboboreira, Marão , Alvão e Senhora da Graça que pretende testar os limites dos atletas.

Nesta prova de BTT todo o terreno, com entrada aberta desde às 5h00 até à 00h00, os atletas inscritos percorrem as subidas mais íngremes das montanhas e, ao mesmo tempo, desfrutam da natureza. A prova, se terminada, dura quatro horas, entre as 10h00 e as 14h00.

Durante a prova, os atletas usam a sua autonomia auxiliada por um GPS. É assim obrigado a gerir os seus recursos e controlar a sua capacidade física de forma a chegar à meta, a Igreja de São Gonçalo, em Amarante. 

Segundo Pedro Marinho, gerente da Mountain Quest Endurance, “os participantes já são atletas que estão lá todos os anos, não estão lá para ganhar, mas sim para reduzir o tempo em comparação com os anos anteriores” e um dos objetivos da prova passa por “ajudar o comércio da região, desde a restauração à hotelaria”.

É uma prova que existe desde 2013 e foi realizada todos os anos, à exceção de 2020 e 2021 devido à COVID-19.

Texto redigido com o apoio de Sofia Gomes, aluna estagiária da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro

Notícia atualizada às 14h13 de dia 14/02/2022