O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), em Amarante, promove dois ateliês de verão, durante os meses de julho e agosto, para crianças com idades entre os seis e os 12 anos.
De 11 a 15 de julho, realiza-se o primeiro ateliê, intitulado de "Amadeo e o cavalo", que pretende "levar as crianças ao contacto direto com diversos aspetos da vida de Amadeo e da vida rural", explica comunicado da autarquia. O tema vai servir de ponto de partida para trabalhos manuais e uma visita à Casa da Granja, onde as crianças vão poder participar de uma caminhada e de uma expedição equestre.
Alguns dos objetivos desta atividade são "estimular os hábitos culturais, questionar e experimentar soluções variadas, conhecer o meio social envolvente, e contribuir para a preservação e saber do mundo rural". O primeiro ateliê vai decorrer em dois turnos: das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. Cada turno é composto por 15 crianças.
De 29 de agosto a 2 de setembro, o ateliê "À descoberta do Românico" tenciona explicar que "a arquitetura tem que ser entendida como a história dos significados". Para isso, as crianças vão visitar diferentes monumentos, como o Mosteiro de Gondar, o Centro Românico de Aboadela, o Mosteiro de Freixo de Baixo, a Igreja de São Baptista de Gatão e o Centro interpretativo da Rota do Românico. Este ateliê acontece entre as 09h00 e as 17h00, com uma lotação de 25 crianças.
Para participar nos ateliês, a inscrição deve ser feita no site do MMASC e tem um custo de cinco euros por criança.
Texto redigido com o apoio de Júlia Coelho, aluna da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.