Este domingo, dia 11 de dezembro, Amarante vai acolher a inauguração da exposição “MUSE, Homenagem a Teixeira de Pascoaes”.

A inauguração vai acontecer pelas 15h00 no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso e pelas 16h30 na Galeria MUSO. O evento é organizado pela MUSO Art Gallery e pelo Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.

A exposição é composta por obras de 21 artistas que responderam à open call “Cria uma obra de arte inspirada num dos poemas de Teixeira de Pascoaes”, iniciativa da Galeria MUSO em parceria com a Câmara Municipal de Amarante, refere um comunicado da organização.

Ana Duarte, Ana Isabel de Jesus Loreto, Aurélien Doubrere, Andre Montanha, Chantal Mendes, Claudia Handem, Cristiana da Silva, Fernando Gabriel, Geraldo Eanes, Jaroslaw Mankiewicz, Joana Antunes, José Rosinhas, Maja Babic Kosir, Margarita, Miguel Uria, Patrícia Ferreira, Pedro Coutinho, Romas Tauras, Rute Pereira, Susana Carvalho e Vieira Saraiva assinam as 30 obras de pintura, desenho e fotografia selecionadas.

O desafio foi lançado em julho, tendo como “mote os 70 anos do desaparecimento de um dos poetas maiores do país, e convidou artistas contemporâneos, nacionais e internacionais a criarem uma obra inspirada num dos poemas de Teixeira de Pascoaes.

“Este é um dos seus desígnios no plano cultural do município de Amarante: honrar e celebrar ‘os seus’ – no caso, homenageando o poeta e incentivando a que a sua obra possa ser reconhecida internacionalmente”, afirma o presidente da câmara de Amarante, José Luís Gaspar.

A diretora do departamento de Cultura do município, Rosário Correia Machado, lembra que: “sempre que evocamos Teixeira de Pascoaes reconstituímos o seu legado. Evocar qualquer fragmento da obra do poeta amarantino é entrar no mundo do pensador que entendia o pensamento numa plenitude de cruzamentos entre múltiplas linguagens humanas que constituem uma totalidade cósmica e trans-linguística”.

As 30 obras vão estar expostas entre 11 de dezembro e 19 de fevereiro no museu e foram escolhidas pelo júri composto pelos artistas plásticos Amber Rose e Wiola Stankiewicz; por Zuzanna Hope, da Galeria MUSO; pelo representante da Faculdade de Belas Artes do Porto, Pedro Maia; pelo professor universário especialista em Teixeira de Pascoas, António Cândido Franco; e em representação do Departamento de Cultura do município de Amarante, Aida Guerra.

A MUSO Art Gallery vai inaugurar no dia 11 de dezembro, junto com obras de arte do júri; Amber Adela Rose, Pedro Maia, Wiola Stankiewicz e Zuzanna Hope.