No dia 21 de março assinala-se o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas, já no dia 22 de março assinala-se o Dia Mundial da Água e, nesse sentido, o município de Amarante proporciona diversas atividades ligadas à biodiversidade, ambiente e sustentabilidade. 

No primeiro dia de evento, 21 de março, a Universidade Sénior, juntamente com a SUMA, terá uma participação temática ligada à Floresta com “estampagem de folhas de árvores autóctones em t-shirts”. No dia 22 de março, o município de Amarante e as Águas do Norte unem-se para promover uma manhã didática sobre “O Valor da Água para o Desenvolvimento Sustentável”. Este evento terá a participação do Presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, do Presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte, José Machado do Vale e do vice-presidente do conselho diretivo da agência portuguesa do ambiente, José Carlos Pimenta Machado .

Temas como, o valor da água e do ambiente, serão abordados pela Ordem dos Nutricionistas e pela Associação Nacional de Professores.  A participação no evento será gratuita, mas será necessária a inscrição online.

A 24 de março, quinta-feira, os alunos de 12º da área da Ciência e da Tecnologia, da Escola de Amarante, irão visitar o rio para a observação de espécies, sendo esta uma sessão teórico-prática realizada pela SUMA. 

Por fim, no dia 26 de março, irá decorrer uma caminhada, “Marão tem sangue Azul”, sendo esta sujeita a inscrição. 

Texto elaborado por Ana Ferrás, aluna estagiária da Universidade Fernando Pessoa