Três moradores da Rua Professor José Ribeiro Soares, na freguesia de Vila Meã, em Amarante, relataram ao Jornal A VERDADE o “caos” que se tem vivido neste local devido à falta de recolha do lixo.
Desde o Natal que o lixo nesta rua foi recolhido “apenas uma vez”, quem o diz é Hermínia Teixeira, uma das lesadas. “Esta situação vem desde o Natal, desde janeiro até agora o camião só veio uma vez, mas há quatro semanas que não vem ninguém”.
A falta da recolha do lixo provocou “caixotes cheios, mau cheiro e ratos”. Neste sentido, também Maria de Lurdes e Ana Maria, duas moradoras, relataram “o cheiro muito forte e lixo espalhado pela rua devido aos cães e gatos vadios”.
As lesadas contam que a justificação dada é que “o camião não passa por causa de carros à beira da estrada”. No entanto, Hermínia Teixeira garante que “é mentira, porque à hora que vêm recolher o lixo já não há carros, mas mesmo assim não é desculpa para eles darem meia volta e irem embora”.
O Jornal A VERDADE contactou o presidente da Junta de Freguesia de Vila Meã que referiu ter contactado os serviços camarários da Câmara Municipal de Amarante, responsáveis pela recolha do lixo. “A informação que me deram é que a rua é muito estreita e os moradores, e não só, têm estacionado nessa rua e quando vem o camião do lixo, não consegue passar. Já pedi bom senso aos moradores que estacionam os carros e à câmara municipal, ao serviço camarário, no sentido de tentarem chamar a atenção e fazerem a recolha do lixo”.
Lino Macedo “lamentou” a situação, desejando que se encontre uma solução “em breve”.
A Câmara Municipal de Amarante também foi contactada pelo nosso jornal, contudo, oficialmente, não se pronuncia.