A Junta de Freguesia de Gondar irá instalar um novo modelo de espaço cidadão, o Espaço Cidadão Sénior, um serviço de atendimento personalizado dirigido à população sénior em centros de dia, estruturas residenciais, lares, misericórdias, hospitais ou habitação própria.

O espaço foi criado com o objetivo de “facilitar o dia-a-dia da população sénior”, frisa a junta em comunicado., explicando que o Espaço Cidadão Sénior funciona “mediante marcação prévia e com recurso a equipamento portátil, um mediador desloca-se junto dos cidadãos seniores para que estes possam ter acesso aos diferentes serviços da administração central”.

No novo serviço, os cidadãos seniores vão poder renovar ou alterar a morada no cartão de cidadão, revalidar ou substituir a carta de condução, requerer o certificado de registo criminal, solicitar a chave móvel digital, ou aceder aos serviços da autoridade tributária, centro de saúde, segurança social, caixa geral de aposentações.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Gondar, Hugo Vaz, “este modelo permite servir melhor os Gondarenses, sobretudo a população com menor mobilidade, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital e facilitado o acesso destes a um conjunto de serviços da administração central e local”.

O Espaço Cidadão Sénior de Gondar resulta de uma parceria entre a Agência para a Modernização Administrativa, I.P. e a Junta de Freguesia de Gondar.