A Igreja de São Gonçalo, em Amarante, vai acolher, no próximo sábado, dia 12 de março, um concerto da Orquestra do Norte.

A Orquestra do Norte vai interpretar “Haydn, Vanhal & Mozart”, pelas 22h00. A entrada é livre, mas limitada à lotação do espaço, sendo que o uso da máscara continua a ser obrigatório no interior da igreja.

O contrabaixista Pedro Vasquinho, vencedor do Prémio Concurso Nacional de Cordas, e Vasco Barbosa, é o solista convidado desde concerto que será dirigido pela maestrina Rita Castro Blanco, que se estreou, recentemente com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra das Beiras e os grupos Síntese – Grupo de Música Contemporânea e Capdeville Ensemble. Foi também maestrina titular da Huddersfield Philharmonic Orchestra (entre setembro de 2019 e janeiro de 2020); colaborou como assistente na BBC Philharmonic, Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, Manchester Camerata e Hallé, a vários maestros de renome internacional como Sir Mark Elder, Vasily Petrenko, Elim Chan, John Storgards e Simone Young, durante os estudos no Royal Northern College of Music; e profissionalmente foi assistente de Nuno Coelho, Joana Carneiro, Clark Rundell e Pedro Amaral.

Do programa fazem parte: Abertura em Ré Maior – F. J. Haydn; Concerto para Contrabaixo em Ré Maior – J. B. Vanhal; e Sinfonia n.º 40 em Sol menor – W. A. Mozart.