Nos dias 10 a 12 de junho, irá realizar-se, no campo de golfe de Amarante, o Amarante Golf Open, um campeonato de profissionais e amadores com um prémio de 15 mil euros. No dia 9, acontecerá o Pro-Am.

O protocolo foi assinado no dia 1 de fevereiro, na presença do presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, que indicou que o município “ficou agradado quando viu que a FPG aposta neste torneio e fez este protocolo com o AGC”. “Estamos a falar de um campo construído há 25 anos, que é fundamental para o turismo na região. Amarante é uma terra de património, de cultura, de natureza e um dos seus pilares é o desporto, nomeadamente o golfe, que acrescenta valor a este território. No plano estratégico do turismo em Amarante, estabelecemos cinco vetores e um deles é o golfe”, explicou, garantindo que é uma parceria que os “orgulha”.

O autarca lembrou ainda que, com a Federação Portuguesa de Golfe, são também parceiros no programa de golfe nas escolas. “É importante desmistificar esta ideia de que o golfe é só para as elites. Não, o golfe é para todos, é para os que tiverem vontade de praticar este desporto. Por isso, desde a primeira hora, associámo-nos à FPG para que o golfe fosse levado às nossas escolas e iremos incentivar ainda mais a prática do golfe para quem quiser”, concluiu.

O evento contou também com a presença do presidente do Amarante Golf Clube, Miguel Franco de Sousa, que referiu que, “neste ano de comemoração do 25.º aniversário do AGC, a FPG não poderia deixar de associar-se a uma iniciativa que lança um evento para atletas profissionais e amadores”. “É um campo que já foi palco de grandes torneios da FPG e da PGA de Portugal, que foi uma casa importante na formação de atletas, e esperamos que o evento seja um momento de viragem e de regresso em grande ao panorama do golfe nacional”, acrescentou, sublinhando o “excelente trabalho de recuperação do campo, encontrando-se em excelentes condições de manutenção”.

Pedro Silva Mendes, presidente do AGC, explicou que o Amarante Golfe Open nasceu “como um sonho antigo, porque Amarante tem grandes pergaminhos no golfe nacional”. “Quando retomamos o caminho e a responsabilidade de recuperar a prática desportiva do golfe em Amarante, assumimos que era igualmente importante recuperar as competições que fizeram a nossa história”, completou.

“Queremos criar condições para que os nossos profissionais de golfe tenham oportunidade de jogar em Portugal e Amarante quer fazer parte desse percurso, desse circuito”, acrescentou.

O evento terá quatro dias de duração e faz parte das comemorações dos 25 anos do Amarante Golf Clube.

O Amarante Golf Open irá integrar o Circuito da FPG, o qual, desde 2021, passou a integrar golfistas profissionais, mantendo os melhores amadores portugueses, informa um comunicado da federação. O vencedor irá embolsar 7.500 euros. O torneio irá ter 18 buracos por jornada e irá contar também para o ranking mundial amador, para o Ranking Nacional BPI da FPG (a hierarquia para amadores de alta competição) e para o ranking do Circuito FPG, à semelhança do que já sucede nas outras cinco etapas do Circuito da FPG e no Campeonato Nacional Absoluto Hyundai.

Texto redigido com o apoio de Sofia Gomes, aluna estagiária da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro