A freguesia de Vila Chã do Marão, no concelho de Amarante, dispõe de novas infraestruturas com a inauguração das obras de requalificação da Rua do Souto, Rua de Crestilhas e Rua Central de Novios (EM 754) e do Albergue da Ribeira.
A requalificação da estrada foi realizada em consórcio com a Águas do Norte, e representou um investimento total de 1.229.363,94 euros (IVA incluído), contemplando novas infraestruturas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais.
A cerimónia assinalou, também, a inauguração do Albergue da Ribeira, instalado na antiga escola primária local, com um financiamento, em 85%, do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Para o presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, a obra de requalificação da EM 754 "vai ao encontro dos anseios da população" e, referindo-se ao albergue, apontou para a necessidade de existirem "estes espaços de aconchego e amizade".
O autarca aproveitou a ocasião para lançar um desafio à Junta de Freguesia - "envolver a comunidade jovem emigrante, promovendo laços mais fortes com a terra natal, através de intercâmbios e atividades presenciais".
Rui Coelho, presidente da Junta de Freguesia, destacou a importância da intervenção na estrada, referindo tratar-se de uma "grande obra e conquista". Sublinhou que esta requalificação, "há muito esperada, melhora a mobilidade, aumenta a segurança e facilita os acessos, beneficiando todos os habitantes".

O presidente de junta aproveitou, ainda, para agradecer o apoio de todas as entidades envolvidas, em particular ao presidente da Câmara Municipal de Amarante por ter "honrado o compromisso". O autarca descreveu o albergue como "um ponto de encontro e de acolhimento que vai além do mero alojamento, uma vez permitirá a realização de atividades culturais e sociais".
Dirigindo-se aos presentes, Fernanda Lacerda, vice-presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte, referiu que a obra de infraestruturas de abastecimento de água, e de drenagem de águas residuais, "traz benefícios não só para a população de Vila Chã do Marão, mas também para Fridão".
No total, são cerca de quatro quilómetros de rede de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, permitindo no futuro que todos possam estar ligados à rede pública.