Entre os dias 9 e 17 de dezembro, o Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Amarante, efetuou a detenção de seis homens, com idades entre os 27 e os 60 anos, envolvidos em atividades de tráfico de estupefacientes nos concelhos de Amarante e Felgueiras.
A operação, que foi resultado de uma investigação de dois anos, incluiu um conjunto de diligências policiais, que culminaram na execução de seis mandados de detenção, nove buscas domiciliárias, uma busca a um estabelecimento de restauração e bebidas, uma a um stand de venda de veículos e doze buscas em veículos.
Durante a ação, as autoridades apreenderam uma quantidade significativa de material ilícito, incluindo 720 doses de cocaína, 60 de haxixe, 9 de MDMA, 3 de canábis, uma arma de fogo, 79 munições, 13 telemóveis, três balanças de precisão, material para acondicionamento de droga, além de 16 maços de tabaco sem estampilha, uma viatura e 5.860 euros em numerário.
No dia 10 de dezembro, dois dos detidos foram presentes no Tribunal Judicial de Penafiel, sendo-lhe aplicada a medida de coação de apresentações semanais no posto policial da sua área de residência, no caso de um, e prisão preventiva para o outro. Os restantes quatro detidos, presentes no tribunal no dia 18 de dezembro, também viram ser-lhe aplicada a medida de prisão preventiva.
A operação reflete o empenho das autoridades na luta contra o tráfico de estupefacientes e na proteção da segurança pública, especialmente em áreas que têm sido foco de preocupação na região.