Os concelhos de Amarante e Felgueiras viram inauguradas duas exposições itinerantes que estarão patentes até ao final deste ano.
Na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, em Amarante, pode visitar a exposição de fotografia "Pedra a Pedra", de Egídio Santos, até 30 de dezembro, de segunda-feira a sábado das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Uma exposição que reúne 30 imagens do património cultural, móvel e imóvel, da Rota do Românico, localizado nos 12 municípios dos vales do Sousa, do Douro e do Tâmega.

Já no concelho de Felgueiras, o local escolhido foi a Biblioteca Municipal que conta com uma mostra de pintura "Rota do Românico, uma experiência fundada na História", de António M. Silva, constituída por 58 aguarelas, uma por cada monumento da atual Rota do Românico. Esta exposição pode ser visitada até 29 de dezembro, entre as 09h00 e as 18h00 de segunda a sexta-feira e das 14h30 às 18h30 no sábado.
A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.



