camara amarante 2
Publicidade

O município de Amarante lançou recentemente a oitava edição da campanha “Amarante de Igual para Igual”, que pretende promover “a igualdade e a não discriminação”. Até dezembro vão ser várias as atividades inseridas na programação.

No âmbito do Projeto “+Acesso para todos”, o programa “Ponha-se no nosso lugar” vai acontecer, de 7 a 11 de novembro na comunidade escolar e a 9 de dezembro em vários serviços públicos.

Esta sexta-feira, dia 28 de outubro, assinala-se o Dia Mundial do Idoso, que serve de mote para a inauguração da Exposição a “Igualdade está na Rua”, no Centro Pastoral de Amarante, que reflete o trabalho dos clientes das instituições com valência da Terceira Idade. A exposição vai percorrer, depois, as ruas da cidade. A comemoração deste dia vai começar com o Teatro Musical “Encanto”, protagonizado pelos clientes da Cercimarante, seguido de um momento musical pela Tuna Universidade Sénior de Amarante. A Campanha Ostober vai ser dada a conhecer também nesse dia pela Associação ANO XV, com o intuito de “sensibilizar para uma sociedade onde as pessoas ostomizadas são universalmente aceites, integradas e apoiadas”.

No dia 2 de novembro, vai ser possível assistir ao teatro “Uma Aventura pela Igualdade”, que visa a promoção da Igualdade de Género e que vai ter cerca de 150 crianças do quarto ano do ensino público na plateia. A iniciativa vai ser realizada em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), no âmbito da Rede Intermunicipal e Integrada de Apoio à Vítima, informa um comunicado da autarquia.

Já a 23 de novembro, o Auditório do Instituto Empresarial do Tâmega vai acolher as Conversas de Igual para Igual sob o tema “Como (Inter)romper ciclos de Violência?”, em parceria com a CIM-TS e destinadas a profissionais da área de intervenção social, saúde, justiça e educação.

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres assinala-se anualmente a 25 de novembro, “alertando para as diferentes formas de violência contra as mulheres”. O município de Amarante disponibiliza o Gabinete Bem-me-Quer, especificamente para informação e apoio a vítimas de violência doméstica. De 21 a 25 de novembro decorrem várias ações de sensibilização junto da comunidade e em contexto escolar. O Quizz “Testa a tua relação” vai andar pelas escolas a sensibilizar em especial para a violência no namoro.

A 26 de novembro assinala-se a Convenção sobre os Direitos da Criança, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Amarante. A atividade vai decorrer no Auditório do Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira e pretende sensibilizar para os direitos das crianças através da Arte. Uma peça de teatro, contos inéditos musicados e dançados e atuações dos alunos do CCA vão apresentar em palco temáticas como “a partilha, a amizade, o perdão e a resiliência – sentimentos transversais às crianças”.

A 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e a campanha assinala, por isso, de que forma se pode “Viver de Igual para Igual”, em parceria com a Cercimarante.

Ainda no âmbito da “Violência não é Igualdade” vai decorrer um Workshop Violência na Comunidade LGBTQIA+: Uma Realidade Pouco Colorida, no dia 7 de dezembro, no Auditório da Casa da Portela, em parceria com a CIM-TS.

O encerramento da campanha vai decorrer a 9 de dezembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Amarante, dia em que vai ser feita a apresentação dos resultados do projeto +Acesso para todos e da oitava edição da Campanha Amarante de Igual para Igual.

“Ano após ano promovemos um conjunto de atividades para a sensibilização de temáticas cada vez mais necessárias na nossa sociedade. Abordar a Igualdade e Não Discriminação deve ser uma preocupação para todos nós”, afirma o vice-presidente e vereador com o Pelouro do Desenvolvimento e Coesão Social, Jorge Ricardo.

amarante de igual para igual