O concelho de Amarante vai receber a 11.ª edição do Christmas Trail, organizada pela Associação Desportiva de Amarante, este domingo, dia 18 de dezembro.

O evento é organizado pela secção de Trail Running da associação que pretende “associar o ambiente natalício à competição, correndo os dois, lado a lado ao longo dos vários quilómetros dos belos trilhos da prova”, refere nota de imprensa.

Os percursos têm início às 08h45 nas Portas do Marão, junto à Ponte Românica de Aboadela, com destino final no Mercado Municipal e passagem pelo Marancinho e pelo centro histórico de Amarante. A organização prevê que a chegada dos atletas ocorra por volta das 11h00 e a cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 13h00.

A organização estabeleceu um limite máximo de mil participantes de forma a proporcionar “uma experiência com qualidade nos trilhos” numa prova que recebe atletas dos distritos do Porto, Braga, Vila Real, Viseu, Aveiro, Viana do Castelo, Lisboa, Coimbra, Santarém, Évora e de Espanha. O comunicado destaca a presença de Bruno Sousa e Paulo Barbosa, dois atletas que “representaram a seleção nacional no Campeonato do Mundo de Montanha e Trail Running que decorreu em novembro, na Tailândia”.

O evento conta com o apoio do município de Amarante, bem como, das freguesias atravessadas pelos quatro percursos do evento, nomeadamente, a União de Freguesias de Aboadela, Sanche e Várzea, a União de Freguesias de Olo e Canadelo, a freguesia Vila Chã do Marão, a freguesia de Gondar, a freguesia de Padronelo e a União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo, Madalena, Cepelos e Gatão). Também se associam ao evento os Baldios de Aboadela e várias empresas locais.

O Amarante Christmas Trail, organizado pela secção de Trail Running da Associação Desportiva de Amarante, esgota a lotação pelo oitavo ano consecutivo.