balcao sns 24Foto: Município de Amarante
Publicidade

As freguesias de Ansiães e Gondar vão acolher Balcões SNS24 de forma “a criar condições de maior proximidade e reduzir as barreiras no tratamento digital de documentos, mas também facilitar e promover o acesso aos serviços de telessaúde”.

Marcar consultas, realizar teleconsultas, aceder ao resultado de exames, guias de tratamento, medicação crónica, ou pedir isenção de taxas moderadoras são alguns dos serviços que o Balcão SNS24 vai prestar libertando, assim, os Centros de Saúde.

De acordo com um comunicado da autarquia, estas vão ser as freguesias-piloto, mas mais vão receber estes balcões.

“A escolha das freguesias que vão receber os primeiros Balcões SNS24 teve por base a questão geográfica, no caso de Ansiães, e o facto de Gondar ter um Espaço Cidadão que garante, desde logo, que os recursos necessários para o seu funcionamento já estão disponíveis. No entanto, assim que seja oportuno, outras freguesias irão ter este serviço, foram várias as que demonstraram essa vontade”, explica Jorge Ricardo, vereador com o pelouro da Saúde e da Coesão Social.

Desta forma, “descentralizam-se os serviços de saúde e presta-se uma resposta de proximidade ao cidadão num território tão extenso e diverso como Amarante”. “Oportunamente, o ACeS irá disponibilizar a formação necessária para a consequente abertura destes dois Balcões SNS24”, conclui.