alameda teixeira pascoaes amarante 1
Publicidade

Nos dias 10 e 11 de junho, o projeto AGIR – Acompanhar e Gerir a Inclusão em Rede e o Município de Amarante vão promover a iniciativa Amarante AgroTalks. Esta iniciativa, que decorre na Alameda Teixeira de Pascoaes, pretende “impulsionar a indústria agroalimentar do concelho, divulgando e incentivando ao consumo de produtos endógenos”.

De acordo com comunicado enviado pela autarquia, além da promoção de produtos como enchidos, sêmeas de trigo, doces conventuais, mel e hidromel, mirtilos e framboesas, azeite, cerveja artesanal e vinho verde, a Amarante AgroTalks organiza um Fórum Agroalimentar dia 10, às 14h30, com o objetivo de “refletir sobre as dinâmicas do setor, partindo das perceções, constrangimentos e desafios dos produtores, associações, distribuidores e exportadores, reforçando uma visão integradora da cadeia de valor”.

O fórum, moderado pela jornalista Teresa Silveira, arranca com o presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, e entre os oradores estão o presidente do Instituto Empresarial do Tâmega, André Magalhães; o empreendedor Tiago Morais (RUNAS Hidromel); o secretário-geral da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, Ricardo Magalhães; a diretora executiva da PortugalFoods, Deolinda Silva; o diretor-geral da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, Firmino Cordeiro; e o presidente do Conselho de Administração DOLMEN, Gabriel Carvalho. Simultaneamente terá lugar um showcooking com Miguel Cardoso (Restaurante Pena).

Ao longo dos dois dias da Amarante AgroTalks haverá ainda animação com concerto das violas amarantinas, do músico Carlos Pinheiro e um set do DJNerik, no sábado. Haverá ainda tempo para as atuações dos Propagode e da Tuna de S. Faustino de Fridão, no domingo.

A Amarante Agrotalks pode ser visitada, gratuitamente, nos seguintes horários: entre as 14h00 e as 02h00, no sábado; e entre as 14h00 e as 19h00, no domingo.

Recorde-se que o projeto AGIR – Acompanhar e Gerir a Inclusão em Rede está enquadrado no programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS4G) e tem como entidade coordenadora O Bem-Estar – Associação de Solidariedade Social de Gondar, e como a entidade promotora a Câmara Municipal de Amarante.