A Câmara Municipal de Amarante faz parte do programa “Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores” (CERV), que resulta da fusão do programa “Direitos, Igualdade e Cidadania” e “Europa para os Cidadãos” e, entre 28 de novembro e 1 de dezembro, acolhe o encontro do projeto “GREENEU: Green transition against COVID19 and climate crisis”.

Financiados, na totalidade, pela União Europeia, os cinco projetos europeus na área da Juventude – GREENUE, YOUNGDEAL, LocalEUCharter, INCLUDE_EU e EUmunicipal -, têm duração de 24 meses (2022-2024), englobam oito países europeus, sendo Amarante o único município em Portugal, e, em cada um deles, vão realizar-se oito eventos.

Amarante vai receber os parceiros de Espanha, Itália, Hungria, Grécia, Eslovénia, Chipre e Croácia, para uma iniciativa do projeto que evoca os valores europeus comuns como a sustentabilidade, alterações climáticas, proteção do ambiente, igualdade, participação ativa, inclusão social, não discriminação, democracia e solidariedade.

Ao longo de três dias serão abordados os temas de Turismo, Sustentabilidade e Mobilidade Sustentável, dar-se-á a conhecer os projetos Horta Urbana e BeePathNet, e os participantes serão convidados a percorrer o Trilho das Azenhas.

“Ficamos muito satisfeitos ao ver estes cinco projetos serem aprovados. Através deles vamos, com a colaboração dos nossos técnicos e da comunidade, juventude e associações, promover e sensibilizar para os valores europeus e contribuir para uma melhor compreensão do que nos unifica”, referiu Rita Marinho Batista, vereadora com o pelouro da Juventude.