No âmbito da preparação do sínodo e após as obras de recuperação, a Igreja de São Gonçalo, em Amarante vai acolher um ciclo de encontros à sexta-feira, pelas 21h00. O primeiro “Encontros em São Gonçalo” acontece esta sexta-feira, dia 25 de fevereiro.

O evento vai contar com Rosário Machado, diretora do departamento da Cultura do Município, sobre “O cuidar da casa do Pai”; e D. Bernardino Costa, Abade de Singeverga, sobre “O espaço litúrgico: lugar da comunhão e da transcendência”.

No dia 4 de março, David Ferreira, da Direção Regional de Cultura do Norte, vai falar sobre “Património Cultural: entre a memória e o futuro”; e D. Pio Alves, Bispo Auxiliar do Porto, sobre “Outros Templos”.

No dia 11, o padre Arlindo Magalhães aborda “São Gonçalo, quem sou eu?”; e D. António Taipa, Bispo Emérito, “A casa do encontro com Jesus”.

O último encontro vai realizar-se dia 18 de fevereiro, também às 21h00, com Marcos Faria, padre e professor na Universidade Católica, a falar sobre “A paróquia como casa de comunhão”; e D. Armando Domingues, Bispo Auxiliar do Porto, sobre “Os ministérios numa paróquia sinodal”.

O objetivo dos encontros é “promover a reflexão, partilha e formação sobre assuntos relacionados com a igreja”, refere um comunicado da autarquia.

A entrada é livre e o acesso faz-se pela porta principal da igreja (oposta ao altar-mor).