Estão abertas as inscrições para formação em Voluntariado de Emergência Social, em Amarante.

As primeiras ações de formação online começam esta semana, sendo que a primeira vai decorrer na terça-feira, dia 5 de abril, e destina-se a técnicos que acolhem voluntários nos serviços e organizações.

Na quinta-feira, dia 7 de abril, e no sábado, dia 9 de abril, a formação destina-se a voluntários que lidem com gestão de crise, isolamento social, saúde psicológica e/ou no acolhimento de cidadãos ucranianos. Na quinta-feira, a formação é de iniciação ao voluntariado e, no sábado, de gestão de crise. Entre as temáticas a abordar estão os primeiros-socorros psicológicos, a gestão emocional dos voluntários e o autocuidado, informa um comunicado da autarquia.

Os voluntários interessados na formação de dia 7 devem inscrever-se online assim como para dia 9.

O Projeto VES – Voluntariado de Emergência Social está a ser implementado pelo município de Amarante e A Pista Mágica – Escola de Voluntariado, tendo como objetivo “formar voluntários para dar resposta às necessidades provocadas pelas medidas de confinamento, restrições de segurança e saúde públicas decorrentes da pandemia e outros cenários de crise que entretanto têm surgido”.

O programa formativo “vai de encontro às principais necessidades de capacitação sentidas e visa ajudar a lidar, de forma mais eficaz, com as problemáticas que vão surgindo”, explica a presidente da Pista Mágica, Sónia Fernandes.

“Estas ações de formação são essenciais para a valorização dos voluntários que assumem um papel de maior relevo no contexto atual que vivemos, despoletado pela guerra na Ucrânia”, menciona o vice-presidente e vereador com o pelouro da Ação Social, Jorge Ricardo.