enamorarte1
Publicidade

No dia 15 de fevereiro, os alunos do 10.º ano do Conservatório de Amarante apresentaram o espetáculo “Enamorarte”, no Cine-Teatro de Amarante.

A convite da Câmara Municipal e da GNR de Amarante, o conservatório criou o espetáculo com o objetivo de sensibilizar para a prevenção da violência no namoro, combinando música, dança e teatro, “para transmitir a mensagem de que a violência é um crime público e as vítimas podem e devem pedir ajuda”, pode ler-se no comunicado da autarquia.

enamorarte1

Os alunos representaram situações concretas de violência no namoro, reforçando a mensagem que a GNR de Amarante e o Gabinete Bem-me-quer do município transmitiram nas visitas que fizeram às escolas do concelho, entre novembro de 2023 e janeiro de 2024.

Neste período, foram realizadas 34 sessões de sensibilização na Escola Secundária de Amarante, no Colégio de São Gonçalo, no Externato de Vila Meã, na EPALC, no CENFIM e no Conservatório de Amarante, abrangendo mais de 650 alunos.

esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é enamorarte3-1024x768.jpeg

Nas duas sessões do espetáculo, os alunos partilharam, ainda, experiências com a GNR de Amarante e a equipa da câmara municipal. “Este espetáculo resulta das ações de prevenção da violência no namoro, em contexto escolar, que integraram a nona edição da Campanha Amarante de Igual para Igual, dinamizadas pelo Núcleo de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento da GNR de Amarante e pelo Gabinete Bem-me-quer do município que presta apoio psicológico, social e jurídico a vítimas de violência doméstica. Através da arte procurou-se sensibilizar os jovens para a eliminação de todas as formas de violência no namoro, demonstrando que podem pedir ajuda”, referiu o vice-presidente, Jorge Ricardo.

De acordo com dados da Direção Geral de Educação, em 2023 houve 1497 crimes de Violência no Namoro.