alunos finalistas 4.o ano cinfaes 2024 6
Publicidade

Os alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do concelho de CInfães e os utentes da Associação de Solidariedade Social de Espadanedo viveram esta quinta-feira, 23 de maio, um dia de “grande alegria”, na viagem de barco oferecida pela Câmara Municipal de Cinfães.

O município decidiu, uma vez mais, presentear os pequenos finalistas com um cruzeiro no rio Douro, entre o Cais de Porto Antigo e o Cais de Escamarão.

alunos finalistas 4.o ano cinfaes 2024 3

Uma viagem “fascinante” e um dia de “grande alegria, convívio e de descoberta”, assim descreve a iniciativa o presidente do município. Armando Mourisco reconhece que, “em conjunto, é possível descobrir o território de Cinfães e dizer aos mais jovens o quanto é importante valorizar o património natural“, frisou em declarações ao Jornal A VERDADE.

A importância da iniciativa foi sublinhada, também, pela vereadora com o pelouro da Educação, Formação e Qualificação, Sónia Soares, que a bordo do cruzeiro enalteceu uma atividade “que tem sempre muito sucesso. Demos continuidade a esta atividade do executivo anterior e conseguimos melhorar algumas coisas entretanto. Os meninos adoram e é uma oportunidade única, para muitos deles, fazerem a viagem de barco no rio Douro”.

alunos finalistas 4.o ano cinfaes 2024 6 1

Apelando ao património natural de Cinfães, a vereadora reconhece que a viagem de barco pode ser uma “oportunidade” para os alunos “verificarem o quão bonita é a nossa região e valorizá-la“.

Ao Jornal A VERDADE, Sónia Soares destacou, ainda, a presença da Associação de Solidariedade Social de Espadanedo, que a autarquia “faz sempre questão de convidar, porque a nossa escola é muito inclusiva e integradora. Também queremos que eles participem e que estejam integrados nesta atividade”.

alunos finalistas 4.o ano cinfaes 2024 2

O presidente da direção da associação, Luís Mendes, reconheceu o “dia maravilhoso” proporcionado aos utentes e agradeceu o convite ao município.

Entre os cerca de 400 alunos que participaram na atividade estiveram as alunas Matilde Carvalho e Leonor Fonseca. A primeira “estava um bocadinho nervosa”, mas sentiu-se “feliz, porque é bom sair da escola”. Já para Leonor não foi a primeira experiência num barco e reconheceu que “é importante sair da escola para conhecer a natureza. Como sou finalista é um bom presente”.

alunos finalistas 4.o ano cinfaes 2024 4

Os alunos foram acompanhados pelos professores, que parabenizaram a atividade promovida pelo município. Alcina Cid, professora adjunta do diretor do Agrupamento de Souselo, tem acompanhado “quase sempre” os alunos na iniciativa, que se apresenta uma “ótima oportunidade de conhecer o concelho, ter a experiência de atravessar o rio, ter o convívio e uma aprendizagem multidisciplinar”, destacou.

Entre os dois cais, os alunos experienciaram a passagem por uma das maiores eclusas da Europa, a Barragem de Carrapatelo.