A Biblioteca Municipal de Resende recebeu, na quarta-feira, dia 23 de fevereiro, o Momento Municipal da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, que consistiu numa prova escrita e numa prova oral com o objetivo de apurar alunos para representarem o município na próxima fase do concurso.

Foto: Município de Resende

Esta fase municipal apurou três alunos, entre seis finalistas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (pré-aprovados nas suas escolas), para representarem o concelho na fase intermunicipal do concurso, no próximo mês de abril. Concorrem também à próxima fase três alunos do 2.º Ciclo, 3.º Ciclo e Ensino Secundário, já apurados na fase escolar, que seguirão diretamente para a esta fase intermunicipal, representando igualmente o concelho nos respetivos ciclos de ensino.

Foto: Município de Resende

A 15.ª edição deste evento decorre entre o dia 8 de outubro de 2021 e 4 de junho de 2022, repartida em três fases consecutivas: fase Escolar/Municipal; fase Intermunicipal; e fase Nacional. O principal objetivo é “estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura”, sublinha um comunicado da autarquia.

Foto: Município de Resende
Foto: Município de Resende

Texto redigido com o apoio de Rui Pinto, aluno estagiário da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.