O município de Penafiel, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, promoveu esta sexta-feira, dia 1 de julho, as primeiras Olimpíadas da Programação e Robótica. Realizadas no Centro Escolar de Penafiel, contaram com 50 alunos do terceiro e quarto anos dos Agrupamentos de Escolas da Joaquim de Araújo, Pinheiro, António Ferreira Gomes, Penafiel Sudeste e Paço de Sousa.
A iniciativa, apoiada por fundos comunitários, foi desenvolvida no âmbito da atividade "Iniciação à Programação e Robótica", inserida no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).

Para Rodrigo Lopes, vereador com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Penafiel: "num mundo cada vez mais tecnológico, achamos importante incluir este projeto no PIICIE e levar a programação e robótica aos nossos alunos. O feedback tem sido extremamente positivo e temos convicção de que é um estímulo para a boa aprendizagem das crianças. Com estas olimpíadas, quisemos, sobretudo, promover uma competição saudável, um convívio entre as crianças dos diferentes agrupamentos".
No final, todos os participantes receberam uma t-shirt, um diploma e uma medalha de participação.

O PIICIE, lançado em 2019, pela câmara municipal é um projeto "alargado e pioneiro, direcionado para a promoção do sucesso escolar, através de ações diversificadas, com o recurso às novas tecnologias, às artes e outras atividades, que são complementares ao currículo regular", segundo um comunicado da autarquia. O programa é comparticipado no âmbito do NORTE2020 pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Texto redigido com o apoio de Júlia Coelho, aluna da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.