bicicletas paredes
Publicidade

O secretário de estado da juventude e desporto, João Paulo Correia, esteve esta quinta-feira, 3 de novembro, na Escola Básica e Secundária de Paredes, para a sessão pública regional de entrega de 20 bicicletas do projeto ‘Desporto Escolar sobre rodas’.

dsc07533

O projeto é impulsionado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com  a Direção-Geral de Educação e com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência, num investimento de cerca de 2,8 milhões de euros.  

dsc07526

Cada escola vai receber cerca de 20 bicicletas e até ao final de 2024, cerca de 17.800 bicicletas e respetivos capacetes vão estar disponíveis em 863 estabelecimentos de ensino com o 2.º ciclo de ensino básico. João Paulo Correia destacou “um momento feliz” para a tutela, uma vez que significa “mais um passo significativo naquilo que é a nossa obrigação, mas também no objetivo maior de contribuir para que o país passe a integrar até 2030, o lote dos primeiros 15 países da Europa  com os melhores índices de atividade física”, frisou.

dsc07523

Na região Norte serão abrangidas 307 escolas com 6.370 bicicletas e capacetes e, por isso, o secretário de estado da juventude e desporto acredita a medida promove a “progressão e o fomento” do desporto escolar e que haverá “mais portugueses, jovens e famílias” na prática de atividade física.

dsc07575

Reconhecendo que o “desporto escolar é um grande contributo para que os jovens tenham uma vida mais ativa”, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, garantiu que o município “tem apoiado o desporto de uma forma eclética. Ao nível do ciclismo percebemos que, cada vez mais, as crianças tinham falta de destreza, falta de capacidade motriz e introduzir as bicicletas e pô-los a andar foi uma forma de lhes dar outras competências de motricidade”.

dsc07537

O desporto escolar tem sido uma “forte aposta” do município de Paredes que, através do IPDJ, já tinha participado no projeto ‘Biciclar 3.9’, para crianças dos 3 aos 9 anos. O novo projeto ‘Suava’ será direcionado ao 2.º ciclo, a partir dos 10 anos. “Faz todo o sentido e estamos cá para abraçar todas essas iniciativas”, frisou o autarca.

dsc07565

De acordo com Alexandre Almeida, o programa já abrange 150 crianças do agrupamento de Paredes. “São mais de duas centenas de crianças a praticar desporto nos vários agrupamentos e com este programa vamos aumentar muito mais”, garantiu.

O coordenador do projeto ‘Desporto Escolar sobre rodas’, do agrupamento de escolas de Paredes, Mário Pinto, afirmou que a entrega de mais equipamentos vem “reforçar as atividades que já estão a ser desenvolvidas” e promove “uma aprendizagem mais eficaz”, uma vez que “infelizmente ainda há muitos meninos que não sabem andar de bicicleta”.

dsc07560

Trata-se de um projeto “inclusivo”, que procura “chegar até às famílias que não tem possibilidade para poder adquirir bicicletas“.

A prática do ciclismo, para o coordenador, promove novas competências nos mais novos. “Ajuda-os a serem capazes de terem uma organização própria, espírito de sacrifício e melhores resultados escolares. Por outro lado, temos duas crianças com necessidades educativas especiais e, no BTT, estão a ser trabalhadas na componente da socialização. Têm tido resultados muito bons”.

dsc07519

O “Desporto Escolar sobre Rodas” surgiu em 2019 para dar resposta aos contributos do  Desporto e da Educação para a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030  (ENMAC).